Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Ao ‘Ponto de Vista’, deputado Alexandre Curi adianta novos projetos da Assembleia Legislativa e fala sobre futuro político

2023-03-04 às 13:46

Em entrevista exclusiva ao programa Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (04), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) relembrou sua carreira política, fez uma análise aprofundada dos próximos anos de governo e falou das causas que defende, bem como os novos projetos.

Eleito com o maior número de votos no Paraná, Curi destacou que iniciou sua carreira na política com 16 anos, como assessor do avô. Posteriormente foi eleito vereador de Curitiba e hoje cumpre seu sexto mandato como deputado estadual. Entre suas pautas está a defesa dos municípios. “Criei esse identidade de deputado municipalista ao longo de minha carreira política. Estou ingressando no sexto mandato e me consola ser um deputado presente nas cidades, que representa os municípios do estado. Esses municípios me deram a oportunidade de estar aqui pela sexta vez”, afirma.

No pleito de 2022, Curi angariou aproximadamente 237 mil votos. A marca, segundo ele, se deve ao seu trabalho e proximidade com a população. “Essa marca municipalista, resolutiva, de uma resposta rápida, as pessoas querem essa transparência. Sim ou não, se for sim tem que ser resolvido. Um deputado que representa os menores municípios do estado, que não têm o orçamento necessário para que o prefeito possa honrar todos os compromissos. Essa parceria com o governo do estado, na qual o deputado faz essa ligação é muito importante”, pondera. “Nunca deixei de atender alguém. Essa marca pegou. As pessoas sabem que podem contar com o deputado Alexandre Curi, mesmo que não seja uma resposta positiva, mas sabem que terão uma resposta. Eu fiquei muito impressionado nessa última eleição porque quando as pessoas eram entrevistadas para falar sobre o deputado Alexandre Curi, essa era a principal marca: resolutivo, dá retorno, fácil acesso. Isso que as pessoas esperam. Eu não passo de um representante do povo, quem paga meu salário é a população, estou aqui representando os paranaenses”, complementa.

Selecionado para o cargo de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Curi afirma que o papel de parlamentar é o de “funcionário do povo”. “Nós somos funcionários da população do Paraná. Tenho obrigação de estar aqui para que os ouvintes possam saber o que está acontecendo na Casa do Povo. Agora, com essa nova função de primeiro secretário, tenho a obrigação de supervisionar todos os trabalhos administrativos do Poder Legislativo, tenho que ter total transparência e dar satisfação e é através dos meios de comunicação que nós temos essa oportunidade de mostrar o trabalho para os paranaenses”, diz o deputado.

Ao falar sobre o cargo de primeiro-secretário, Curi afirma que dará continuidade ao trabalho de transparência das gestões anteriores. “Além de cumprir meu trabalho como deputado estadual, eu tenho que supervisionar os trabalhos administrativos da Casa. É uma responsabilidade muito grande, mas temos um grande desafio de dar continuidade a um projeto de transparência já implantando nessa Casa, de digitalização, de informatização, de tornar mais fácil o acesso da população às informações do Poder Legislativo. A população do Paraná pode ter certeza que terá um primeiro secretário dando continuidade a essa implantação de mais transparência e mais oportunidade da população saber o que acontece dentro do Poder Legislativo”, afirma.

Novos projetos

Curi conta que a Alep irá retomar a Assembleia Itinerante e que a expectativa é que o projeto volta já no mês de abril. “Vamos aproveitar as festas nos municípios e começar na Expo Londrina. Teremos um estande da Assembleia, apresentação do trabalho legislativo, entrega de diplomas à personalidades da região, entrega de títulos de cidadão honorário, apresentar o trabalho das comissões”, adianta o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, o governador Ratinho Jr e a Alep darão início a um projeto que visa pavimentar as cidades de até 7 mil habitantes. “Vamos realizar o sonho daquelas pessoas que há anos esperam a pavimentação da frente de sua casa. A Assembleia será parceira nesse projeto”. O empreendimento é um projeto antigo de Curi. “Represento 110 prefeitos do Paraná, mas em sua maioria são os menores municípios, que não têm orçamento necessário. Esses municípios eu tive o privilégio de ajudar nesses últimos anos. A política só tem razão de existir se for para melhorar a vida das pessoas e pude participar de grandes investimentos que ajudaram a melhorar a vida das pessoas.  Junto com o governador nós vamos poder realizar esse sonho. Vai ser uma satisfação muito grande chegar em um município como Mato Rico, na região central do estado, e poder realizar o sonho dessas pessoas. Era um programa que eu sempre quis realizar”, confessa.

Outra frente pela qual pretende trabalhar no mandato é a da saúde. Para o parlamentar é necessário continuar com a regionalização do setor. “Temos que diminuir o número de pacientes sendo transportados para Curitiba e Região Metropolitana. Já avançamos muito abrindo esses hospitais em Telêmaco, Guarapuava e Ivaiporã. Estamos em uma discussão muito grande sobre a hemodiálise na cidade de Irati, com pacientes sendo transportados para Curitiba e Campo Largo. São assuntos que são importantes que a gente quer levantar”, conta.

Curi ainda defende que é preciso ação rápida para resolver a questão dos pedágios no estado. “As nossas rodovias estão intransitáveis, nós precisamos o mais rápido possível é que essas concessões saiam do papel. É inadmissível depois de 21 anos a via Ponta Grossa-Apucarana não estar toda duplicada. É inadmissível sair de Curitiba e não estar duplicado até Guarapuava. A nova concessão nós vamos ter essa garantia de menor preço, de transparência na bolsa de valores e garantia de obras. Por isso os paranaenses estão ansiosos”, pontua o deputado.

Futuro

Questionado sobre se almeja cargos maiores, Curi afirma que o número de votos adquiridos na última eleição o colocou em um novo patamar e que já se analisa uma possibilidade de buscar cargos maiores em 2026. “Você imaginar que 237 mil pessoas podiam ter escolhido mais de 900 candidatos, mas escolheram seu nome é um reconhecimento do meu trabalho bem feito no Poder Legislativo. É claro que recebo diversos prefeitos e prefeitas no meu gabinete que já ventilam esse assunto. O Paraná teve uma mudança quatro anos atrás com o governador Ratinho e acho que tem quatro cargos importantes a serem disputados em 2026. São duas vagas ao Senado, a do Governo do Estado e de vice-governador. Eu vou me preparar e trabalhar muito para estar pronto para disputar uma dessas quatro vagas. Conheço os 399 municípios do Paraná, sei o que precisa em Mato Rico, Ponta Grossa e Curitiba. Por isso estou sendo incentivado pelos prefeitos que querem, pela primeira vez, ter alguém com essa identidade muito próxima desses municípios que dependem do Governo do Estado. Posso chegar em um cargo majoritário ou de senador com total conhecimento e com essa identidade com os municípios”, conclui.

Confira a entrevista completa abaixo: