Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Aos 63 anos, morre Padre Noé

2022-08-14 às 10:40

Faleceu, aos 63 anos, o padre Noé Borges Vieira, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Santa Paula. O vigário morreu na manhã deste domingo (14), no Hospital do Coração Bom Jesus, onde estava internado desde o dia 1º, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe informa que serão celebradas duas missas, às 15h30 e às 18h. Depois, o corpo será trasladado para Irati, onde será velado na Paróquia São João Batista, na Vila São João. O bispo Dom Sérgio Arthur Braschi celebra a missa de exéquias nesta segunda (15), às 9h.

De acordo com  o Serviço Funerário Municipal, o sepultamento deve ocorrer na manhã desta segunda (15), em Irati, às 10h30.

O sacerdote foi internado há quase duas semanas após sentir-se mal e foi levado direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Bom Jesus. O pároco da Nossa Senhora de Guadalupe, padre Welington Marcondes, esteve com padre Noé ainda no dia 1º de agosto, quando lhe conferiu a unção dos enfermos. Aos 63 anos, padre Noé passou por três cirurgias, na metade do ano passado, e vinha se recuperando bem.

Segundo o boletim médico mais recente, o quadro de saúde do padre Noé não apresentava evolução e os níveis de diabetes tinham sofrido alterações, mas vinham sendo controlados por medicamentos.

Biografia

Nascido em Teixeira Soares (PR), em 15 de janeiro de 1959, Noé Borges Vieira era filho de Belmiro e Antônia Vieira e irmão de Maria, Miguel, José, Ironi, João, Paulo, Pedro e Cecília. Estudou o primário na Escola Rural Padre Ladislau Maibuk em Bituva dos Machados – Teixeira Soares. Depois, fez o supletivo de 1º grau no Colégio Estadual Presidente Kennedy e cursou o 2º grau no antigo Colégio São Luiz, ambos em Ponta Grossa.

Em sua formação presbiterial, cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (Ifiteme), em Ponta Grossa. De 1984 a 1990, acompanhou o padre Silvio Mocelin, na Paróquia São Sebastião. Morou com o padre Silvio enquanto estudava Filosofia. Quando iniciou o curso de Teologia, de 1990 a 1994, passou a residir no Seminário Diocesano São José.

Atividade Pastoral

Foi ordenado diácono em 1º de agosto de 1993, na Paróquia São Sebastião, em missa celebrada pelo bispo Dom Murilo Ramos Krieger, que o ordenou padre cinco meses e duas semanas depois, em 15 de janeiro de 1994, na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Teixeira Soares.

Em 1996, participou, durante 12 dias, de um Congresso Ecumênico em Roma, ao lado de 2,3 mil representantes de diversas religiões, de todo o mundo.

Fez Escola de Pregação Missionária, em Curitiba, com os Padres Missionários da África e fez Escola de Caridade com os Vicentinos, além de um curso com o Padre Oscar Quevedo, sobre a área de saúde parapsicológica e vários cursos antes de ir para a missão em Moçambique, na África, onde permaneceu entre 2000 e 2001. Lá, participou, durante 18 dias, do 1º Encontro Nacional dos Presbíteros em Moçambique.

Logo que foi ordenado, passou seis anos como pároco na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Tibagi (1994-2000). Em Castro, foi coordenador da Catequese do Setor e assessor da Renovação Carismática Católica (RCC). Entre 2002 e 2003, foi pároco na Paróquia Sant’Ana, em Castro. De 2004 a 2006, foi vigário paroquial na Paróquia Menino Jesus, em Reserva. Nos dois anos seguintes, ocupou o mesmo cargo na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Irati.

Em 2009, tornou-se pároco da Paróquia São Miguel, em Irati.

Em 2011, passou por tratamento de saúde e, em 2012, assumiu o cargo de vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Santa Paula, onde permaneceu os dez últimos anos de seu sacerdócio. É o único padre viúvo da Diocese de Ponta Grossa.

 

Informações: Diocese PG e Paróquia Guadalupe