O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa está operando com oito ambulâncias após um acidente que aconteceu na quarta-feira (18) da semana passada na avenida Visconde de Mauá, em Oficinas. Os funcionários sofreram ferimentos leves e tiveram que ficar sete dias afastados das atividades.
De acordo com Rafisa Ramos, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ponta Grossa, a ambulância acidentada está passando por manutenção, bem como uma outra viatura que também está no conserto. Com isso, “hoje o Samu está operando com cinco ambulâncias do tipo bravo, duas alfas e uma 1 VIR (Viatura de Intervenção Rápida)”, afirma a jornalista.
Sobre o SAMU
O SAMU foi criando em Ponta Grossa no ano de 2004 e faz parte do Política Nacional de Urgências e Emergências. O serviço é gratuito, funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.
“O SAMU presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores-socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência. Disponibilizar novos veículos é garantir uma melhor condição de trabalho para os funcionários e um melhor atendimento à população”, ressalta Ângela.