O prefeito Marcelo Rangel usou as redes sociais nesta segunda-feira, 20, para comemorar o cumprimento das novas regras do comércio, anunciadas na última sexta-feira, 17.
“Primeiro dia, com fiscalização pesada e ordem de fechamento de empresas que tiverem aglomeração. Nenhuma empresa fechada por não cumprimento de decreto. Apenas algumas empresas orientadas, mas nenhuma foi autuada”, postou o prefeito.
Sobre as linhas de ônibus, que passaram a circular com frota reduzida desde a manhã de hoje (17), o prefeito afirmou que não houve aglomeração. “Nenhuma linha de ônibus teve saturação. Não houve aglomerações e decreto de obrigação de máscara para gratuidade também foi obedecido”, disse.
Ao final, Rangel disse que o fechamento não deve ser estendido para mais setores se a situação permanecer controlada. “Parabéns Ponta Grossa. Se mantivermos assim, não vamos avançar em mais setores, mas abrindo com segurança”, concluiu.
Confira o print da publicação original.
ENTENDA O QUE MUDOU
O prefeito Marcelo Rangel anunciou que o escalonamento do comércio será mantido para a próxima semana, porém com uma alteração solicitada por comerciantes.
Antes da leitura do decreto pelo Procurador do Município, João Paulo Desch, o prefeito adiantou que shopping centers, academias e cultos religiosos estão dentro do decreto estadual e não devem ter as regras alteradas ainda.
A principal mudança anunciada é a de que estabelecimentos comerciais, mesmo fora dos dias estabelecidos pelo escalonamento, poderão fazer atendimentos individuais de clientes. O novo decreto estabelece que estes comércios devem atender clientes com horário marcado, limitado a um cliente por funcionário, e é obrigatório o cadastro no site da prefeitura no aplicativo ‘Hora Certa’. “Todas as empresas podem trabalhar com portas fechadas, mediante o cadastro”, disse o prefeito.
Estabelecimentos com aglomeração podem ser fechados imediatamente por 7 dias
Foi reforçado ainda pelas autoridades que os estabelecimentos que não seguirem as regras estipuladas poderão ser autuadas e ficarem fechadas por 7 dias.
“Se constatada aglomeração de pessoas, equipes de fiscalização podem promover o fechamento físico do estabelecimento, mediante simples notificação ao gerente, pelo prazo de 7 dias”, informou o Procurador Geral do Município, João Paulo Deschk.
Locais de alimentação
As regras sobre os estabelecimentos de alimentação seguem as mesmas do último decreto, com o sistema delivery e de drive-in sem alterações. O que mudou no decreto de hoje, é a possibilidade de pessoas da mesma família poderem sentarem na mesma mesa, mas atentando para as normas de higiene e distanciamento pré estabelecidas.
A partir desta semana será autorizado duas pessoas por mesa; “a gente pede o bom senso para que as pessoas não coloquem o comerciante em situação difícil de ter que pedir a mudança de mesa”, afirmou o Procurador Geral do Município, João Paulo Deschk.