Arapoti é o 20º município dos Campos Gerais a contar com atendimento do SAMU Regional. Na última semana, a Prefeitura inaugurou a base e deu início ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência com veículo próprio. “Já fazíamos parte do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais, mas agora podemos contar com um atendimento mais imediato com a nossa ambulância”, esclarece o secretário municipal de saúde, Marcio de Carvalho Martins.
Antes da regulação, por meio do CIMSAMU, o município contava com apoio da Defesa Civil em casos de emergência. “Era o nosso primeiro contato”, recorda o secretário. Com a base e ambulância do SAMU, Martins destaca os benefícios para a população. “Além de uma resposta mais imediata, o maior lucro é quanto a sobrevida dos pacientes”, avalia, destacando que os próprios profissionais do SAMU realizam toda a logística verificando qual hospital mais adequado a levar os pacientes, após o primeiro atendimento. Além da agilidade, o secretário destacou a respeitabilidade da equipe do SAMU. “Traz segurança aos pacientes devido ao atendimento de excelência”, revela.
Para o diretor do Consórcio Jaime Menegoto a inclusão de novos municípios integrando o SAMU Regional tende a melhorar o sistema de saúde como um todo. “Estamos ampliando a estrutura nos municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde”, contabiliza. O secretário de saúde de Arapoti corrobora. “É um braço a mais na rede de assistência da região. Além de melhorar a resposta em nosso município, otimizamos nos demais que estavam nos dando suporte até o momento”, destaca, falando da rede regional que está se formando.
A base do SAMU Regional está funcionando anexo ao prédio da Defesa Civil em Arapoti. “Fizemos as adaptações necessárias para o funcionamento da base”, esclarece Martins, destacando ainda a localização estratégica próxima da PR que facilita o deslocamento de pacientes.
Confira as fotos
Da assessoria