Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

Autoridades do Paraná monitoram provável aumento da circulação da Covid-19 após Carnaval

2022-03-02 às 16:24
Foto: Agência Brasil

Após as festas de Carnaval, as autoridades sanitárias do Paraná esperam pelo aumento do número de casos de Covid-19. Embora a maior parte dos eventos públicos tenha sido cancelada, os decretos municipais e estaduais de prevenção à doença não impediram as festas particulares. Assim como nas semanas após o Natal e o Ano Novo, os indicadores da pandemia devem registrar uma piora até o final do mês.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que o aumento de casos após o Carnaval é esperado devido às viagens e aglomerações. “Nós tivemos um janeiro de 2022 com o dobro do número de casos de janeiro de 2021. A diferença foi que em janeiro de 2022 nós tivemos 10% dos óbitos registrados no mesmo mês do ano anterior. O vírus continua circulando, a pandemia ainda não acabou”, ressalta Beto Preto.

Embora o Paraná tenha registrado o recorde de infecções pelo coronavírus durante o mês de janeiro, o número de mortes aumentou em um ritmo menos acelerado. “Em primeiro lugar é preciso deixar as vacinas em dia, quem não tomou vacina, tome a vacina. E evitar as grandes aglomerações, todos os cuidados são importantes. A variante ômicron não é mais leve, é importante falar isso. Só temos hoje uma condição de ultrapassar esse momento todo por termos uma vacinação em massa no Paraná, e isso tem nos dado uma segurança”, completa o secretário.

Leia a matéria completa da BandNewsFM