Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Banda Casa Cantante encanta crianças e adultos com canções clássicas e autorais

2022-08-03 às 15:43
Banda Casa Cantante. (Foto: Eduardo Vaz)

A Banda Casa Cantante nasceu no ano de 2018, em Ponta Grossa, com o objetivo de disceminar cantigas de roda tradicionais e músicas autorais voltadas para o público infantil. Durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (3), Juliani Ribeiro e Joãozinho contaram detalhes sobre a história da banda.

Juliani explica que os dois possuem uma caminhada musical antiga, que iniciou ainda na infância. Quando começaram a namorar, o casal montou uma escola de música e hoje desenvolve o projeto Casa Cantante com apresentações em todo o Paraná. “A gente percebe que hoje as crianças conhecem as músicas, mas elas não têm ideia das brincadeiras, porque elas estão conectadas no mundo digital e elas se assustam quando percebem que a avó também conhece, que o pai também cantava quando era criança e a gente pensou: por que não levar essa música de uma maneira diferente, chamando a família para brincar junto, mostrando para a criança que é muito mais do que música?”, diz Juliani.

Com um repertório que abrange desde canções autorais até cantigas de roda clássicas que marcaram gerações, Juliani e Joãozinho também desenvolvem coreografias que animam o público infantil e adulto, contribuindo com o desenvolvimento da coordenação motora. “Não é só música, é muito mais do que música”, pontua.

Composições autorais

Joãozinho, que também faz apresentações em bares e restaurantes durante a noite, acrescenta que compor músicas para as crianças é ainda mais desafiador do que para adultos. “Para a criança o conteúdo precisa ser bem específico e a criança é sincera, se ela não gosta da música, ela demonstra”, diz.

Em março deste ano, a Banda Casa Cantante lançou o primeiro CD físico, intitulado ‘Músicas para Cantar e Brincar’. Uma das músicas de destaque é a ‘Lobo-Guará’, que foi composta no início de 2020, época em que muitos incêndios devastaram o Pantanal.

Confira o trabalho da Banda no YouTube e nas redes sociais: @bandacasacantante

Confira a entrevista completa: