Uma família de Ponta Grossa foi surpreendida na noite da última terça-feira (19) por um homem que invadiu a propriedade enquanto todos dormiam. Na ocasião, dois irmãos que estavam na residência, localizada na Vila Margarida, ouviram o barulho, reagiram e conseguiram deter o suspeito até a chegada da polícia. Apesar da ação ter sido bem-sucedida, a Polícia não aconselha esse tipo de atitude.
O caso
A invasão foi registrada na Rua General João Pereira de Oliveira, por volta da meia-noite, quando todos os moradores da casa já estavam dormindo. Ao ouvir o barulho e constatar a presença de um indivíduo dentro do terreno, mexendo no automóvel da família, um jovem acordou o irmão e, juntos, foram para fora abordar o invasor.
De acordo com o relato da família, o indivíduo portava uma tesoura e uma faca, mesmo assim foi rendido pelos moradores que o seguraram até a chegada da Polícia Militar (PM), que constatou que o indivíduo tinha um mandado de prisão aberto.
Apesar do desfecho positivo, a PM não aconselha a reação e dá dicas de como agir em situações como essa.
Segurança
Parece óbvio, mas um ponto importante para garantir a segurança da residência é manter portões e portas trancadas e só atender após identificação prévia. “Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os autores valem-se de nossos descuidos”, explica a PM.
Ao sair ou chegar em casa, é bom prestar atenção na movimentação nas proximidades do local para ver se não há nenhum estranho. Segundo a polícia, muitos autores abordam suas vítimas nesta hora, porque as pessoas estão distraídas.
Dinheiro
Guardar grandes quantidades de dinheiro em casa não é aconselhável, bem como comentar com estranhos sobre os bens e hábitos que a família possui. Esse conselho deve ser estendido para os empregados da casa.
Ajuda
Outra dica importante é ter sempre em local certo telefones de emergência, de parentes ou pessoas a quem possa pedir ajuda, para dispor deles quando precisar. Os telefones de emergência da Polícia também devem estar salvos.
Calma
Contudo, caso a pessoa se encontre com um invasor ou um assaltante, como aconteceu com a família da Vila Margarida, o primeiro passo é manter a calma. “Não tente dialogar ou discutir com eles. Não os encare diretamente mas procure na medida do possível memorizar suas características pessoais, maneirismos, trajes. Sobretudo não reaja, sua vida não tem preço”, destaca a PM.
O nervosismo nessas horas, pode aumentar a tensão do delinquente e causar uma atitude ainda mais agressiva. Por isso, controlar-se, mesmo nas piores situações, pode fazer toda a diferença.
Informações PMPR. Foto ilustrativa: Pixabay