Cidades do Litoral paranaense vão permanecer fechadas aos turistas neste feriado da Páscoa. Em funcionamento há quase 15 dias, as barreiras instaladas em 11 pontos de acesso a cidades do Litoral vão continuar ativas ao menos até segunda-feira (5). A tentativa é reduzir a disseminação do coronavírus e desafogar o sistema de saúde. São 11 pontos definidos pelas prefeituras de Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba (veja abaixo).
A ideia das barreiras – que funcionam 24h por dia – é evitar a entrada de turistas. O motorista que chega até uma das barreiras encontra equipes formadas por servidores da área da saúde e da Guarda Municipal, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal, e precisa responder a um questionário sobre origem e destino. Turistas são obrigados a dar meia-volta.
Mas moradores ou pessoas que trabalham nas cidades não estão impedidos de passar pelas barreiras. Eles podem comprovar residência mostrando conta de luz ou de IPTU, por exemplo. Aqueles que apenas trabalham nos locais também devem apresentar algum tipo de comprovante, como um crachá, por exemplo.
De acordo com a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), as barreiras sanitárias estão localizadas nos seguintes pontos: