Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Bênção de veículos acontece neste domingo (1) durante Festa de São Cristóvão em PG

2021-07-30 às 17:09

Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de agosto, a Festa de São Cristóvão, na Paróquia São Cristóvão, no bairro de Oficinas, em Ponta Grossa, completará 70 anos em 2022. Haverá missa solene, às 9 horas, seguida de procissão motorizada e bênção dos veículos, na praça em frente à matriz. A bênção prossegue até perto das 16h30. Devido a pandemia, este ano não haverá o tradicional almoço.

     Segundo o pároco, padre Marcelo Melo, desde que foi criada a festa, o dia de São Cristóvão é festejado no primeiro final de semana de agosto e não em 25 de julho. “E como costume, como tradição, nós mantemos”, explica, citando que, este ano, novamente, em função da situação pandêmica enfrentada ainda, na hora de programar a festa, achou-se conveniente manter apenas a missa, procissão e bênção dos veículos. “A missa será às 9 horas. Terminando, tem a bênção do carro que levará a imagem do santo padroeiro, e, já na chegada, a benção dos veículos que se manterá até umas quatro, quatro e meia da tarde, mais ou menos”, detalha o padre, que está há seis anos na paróquia.

     “Ano que vem, completa 70 anos a procissão e a bênção dos veículos. Os caminhoneiros esperam com certa ansiedade que isso aconteça, todo ano, e não tem porque não ser mantida. É uma questão mística. Eles acreditam, nós acreditamos, que seja uma extensão da bênção e da graça de Deus na vida e no trabalho deles; uma memória que estamos sob as asas de Deus”, argumenta o pároco. Como no ano passado, não será permitida a aglomeração de pessoas. Condutores e passageiros deverão permanecer no interior dos veículos.

     O trajeto da procissão terá saída da Praça Frei Elias, passando pelas ruas Doutor Franco Grilo, Santa Rita Durão, avenidas Visconde de Mauá, Silva Jardim, rua Jacob Holzman, Avenida Silva Jardim, ruas General Osório, Ermelino de Leão, Conselheiro Barradas, Avenida Carlos Cavalcanti, Hotel Ipê Express, Avenida Dom Geraldo Pellanda, Rua Comendador Miró, Avenida Balduíno Taques, Rua Emílio de Menezes, Avenida Visconde de Mauá, ruas Maquinista Eleodoro Jacinto, Agente Waldemar Pimentel e Mestre Alberto Scarpin. A chegada será na rua Chefe João Frare.

da assessoria