Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Beto Preto destaca importância da divisão de recursos entre governo federal e estadual  

2022-08-03 às 16:52
Beto Preto (Foto: Eduardo Vaz)

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (3), o ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a sua pré-campanha para deputado federal.

Segundo Beto Preto, um dos principais fatores a serem discutidos nos próximos anos é a divisão igualitária de recursos entre o Governo Federal e Estadual. “Essa é uma das bandeiras que a gente quer defender, mas claro, na pré-campanha, não tem campanha efetiva ainda, estamos colocando ideias e levando os assuntos a diante. E essa questão da divisão de recursos, hoje cada vez menos o governo federal participa, quem paga a conta hoje é o município e o Estado hoje ajuda a pagar essa conta”, destaca. Para ele, “o forte de um deputado é a voz e a possibilidade de pautar estes assuntos importantes para a sociedade”, completa.

Outra necessidade é a revisão da tabela de procedimentos do SUS, que determina os valores que os médicos recebem a cada procedimento realizado. Segundo Beto Preto, a tabela não recebe reajustes lineares há 14 anos. O ex-secretário também defende que o Brasil precisa ter maior autonomia na fabricação de produtos farmacêuticos ativos. “Hoje, cerca de 95% dos farmacêuticos ativos, é importado da China e da Índia. Visitei grandes empresas farmacêuticas nos ultimos anos, todas elas tÊm a capacidade de produzir esses produtos, o problema é a tributação. A indústria nacional precisa ter a sua autonomia garantida”, afirma.

Ele ainda finaliza. “Há a necessidade de dialogar dentro do Congresso Nacional, para colocar isso como pauta e considerar o fornecimento de remédios como um ato de segurança nacional”, conclui.

Confira a entrevista na íntegra: