Visando elevar o protagonismo feminino no universo gamer, o Boticário acabou de lançar o projeto Heroínas do Game, com isso a companhia espera desenvolver um ecossistema repleto de ações que desenvolvam o envolvimento das mulheres no setor dos jogos.
A medida foi proposta pela DRUID Creative Gaming, e diversas ações devem ser lançadas nos próximos meses. Dentre as principais, está o primeiro torneio próprio da companhia, chamado de Taça das Implacáveis, que será um evento focado em um dos jogos mais populares no Brasil, o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). O torneio será realizado em parceria com a Gamers Club e terá um canal no Discord para conectar as mulheres interessadas na competição, para que elas conversem e troquem experiências.
A campanha Heroínas do Game também apresentará a história de mulheres que pouco a pouco conquistaram seu lugar ao sol no universo dos jogos, para que suas trajetórias inspirem outras jogadoras. Segundo a última edição da PGB (Pesquisa Game Brasil), a quantidade de mulheres que se consideram gamers reduziu nos últimos anos. Em 2020, elas correspondiam a 54% desse público, enquanto em 2022 esse montante caiu para 51%. Além disso, apesar de comporem a maioria entre os amantes dos jogos, elas representam somente 10% do cenário profissional nas competições de eSports.
Assim como o público masculino, o feminino divide seu interesse em diversas plataformas de jogos, dando preferência para o mobile – segundo a PGB, 60,4% das jogadoras preferem se divertir no smartphone. Contudo, o que é unanimidade entre os jogadores é a preferência pela competitividade e diversidade de jogos, e nos novos cassinos online o usuário encontra uma variedade enorme de títulos e até torneios de jogatina, onde ainda pode aproveitar as rodadas gratuitas oferecidas pelas operadoras listadas no cassinos.info para testar diferentes sites antes de realizar qualquer aporte mais significativo.
Criar competições
De acordo com Marcela De Masi, Diretora de Comunicações do Boticário, para o começo da campanha, a equipe decidiu focar nos principais problemas que o público feminino enfrenta no setor: a falta de torneios e espaço para evolução de suas habilidades. Dessa forma, ela acredita que com o projeto Heroínas no Game será capaz de inspirar as garotas e criar um número cada vez maior de jogadoras.
“Contribuir para mudar essa realidade é o que nos motivou a construir esse projeto. Queremos aproveitar a nossa atuação em prol do impulsionamento feminino, que se dá em diversas esferas, e também a conexão que temos construído com o público gamer para fazer parte dessa mudança”, destacou a executiva.
O mote da campanha desenvolvida pela Boticário junto a Druid é: “Quando uma heroína cresce, milhões nascem. Seu protagonismo inspira. Jogue!”. Junto a esse mote, foi lançado um vídeo que conta a trajetória de Natália Vilela, mas conhecida por seu nick, Daiki, de 17 anos. A adolescente adentrou ao universo dos videogames através de seus irmãos, contudo, ela revela que precisou seguir o exemplo de outras garotas para finalmente compreender que os jogos também eram para ela.
Segundo Marcela, a campanha falará sobre inspiração e representatividade, fomentando que outras garotas tenham a coragem de dar os primeiros passos, assim como Daiki fez. Além disso, elas querem falar sobre pertencimento e também criar condições favoráveis para que as garotas sejam reconhecidas. No entanto, elas não desejam que as mulheres somente ocupem um espaço, mas sim que elas sejam as protagonistas de suas trajetórias.
As inscrições para o torneio Taça das Implacáveis teve início no site oficial da campanha na última quarta-feira (21), e a competição será realizada nos dias 21 e 22 de outubro. As jogadoras que quiserem participar podem fazer suas inscrições sozinhas ou em um time de até 5 componentes, sendo que aquelas que se registrarem individualmente serão colocadas em uma equipe com outras inscritas.
De acordo com o Boticário, a premiação para as campeãs será de R$ 14 mil, mas o time vencedor também deve receber alguns outros prêmios, que visam fomentar a profissionalização e desenvolvimento das suas integrantes, como a construção de uma identidade visual, um novo uniforme e o rebranding da equipe.