Durante os dias de 16 a 20 de novembro de 2020, ocorreu a I Certificação Estadual de Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, reconhecida pelo Comitê de Busca e Salvamento com Cães – CONABRESC. O evento foi promovido e sediado no município de Curitiba, pelo Grupo de Operações de Socorro Tático e contou com 14 militares e 16 cães inscritos oriundos de todo o Estado.
No decorrer da semana os cães e militares foram submetidos a diversas provas, que avaliavam quesitos como: obediência e destreza, desempenho em áreas urbanas e rurais e qualidade de busca por odor específico.
Entre as modalidades realizadas estão: Busca Rural, Busca Urbana, Busca por odor específico e Busca de restos mortais. Dos 16 cães inscritos em todas as modalidades 10 deles, obtiveram a chancela da certificação, alguns deles em diversas modalidades simultaneamente.
Esses números representam um aproveitamento de 62,5% de cães aprovados. Esse dado é bastante expressivo, mostrando a evolução técnica da atividade cinotécnica dentro do Estado do Paraná.
A realização da certificação representa a coroação da excelência prestada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, para a sociedade paranaense, e o contínuo preparo de nossos bombeiros para atender ocorrências dessas naturezas.
Telêmaco Borba
Em Telêmaco Borba, o cão Balú está sendo treinado pelo Soldado Serenato há mais de um ano para atuar em ocorrências emergenciais envolvendo pessoas perdidas.
Confira as fotos