Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Câmara abre Comissão Processante para discutir cassação de Valtão

2021-02-15 às 14:57

Na primeira sessão ordinária de 2021, a Câmara Municipal de Ponta Grossa decidiu, por unanimidade, a abertura de uma CPP – Comissão Parlamentar Processante, para investigação e discussão da cassação do vereador Walter José de Souza. O pedido foi feito pelo ex-vereador Guiarone de Paula Junior, presidente municipal do PRTB – partido de Valtão, alegando quebra de decoro parlamentar. Um grupo de pessoas protestou e pediu a cassação do vereador, reeleito em 2020, em frente à Câmara e também no plenário.

Após a votação com 16 vereadores favoráveis, um sorteio determinou os três parlamentares que farão parte da CPP. Foram sorteados Felipe Passos (PSDB), Izaías Salustiano (PSB) e Filipe Chociai (PV). Os vereadores tinham até 48 horas para informar quem seria o presidente e o relator da CPP. Menos de uma hora após o sorteio comunicaram que a CPP será presidida pelo vereador Filipe Chociai e o relator será o vereador Izaías Salustiano.

Valtão cumpre prisão domiciliar devido aos desdobramentos da Operação Saturno, do GAECO. O parlamentar, que dispõe de autorização judicial, não esteve presente na sessão e justificou ausência com atestado médico afirmando estar contaminado com a COVID-19.

Matéria em atualização.