A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa deve sancionar nos próximos dias uma lei que dá maior segurança ao Aeroporto Santana, uma espécie de cinturão de segurança no entorno da área. O texto foi aprovado em dois turnos e é de autoria do Poder Executivo. O projeto já teve a aprovação em sessão plenária da Câmara Municipal de vereadores na última semana e já foi assinada pelo presidente da casa, Daniel Milla (PSD). O objetivo da lei é garantir determinações mais rígidas para a construção de loteamentos nas imediações do aeroporto.
O texto agora segue para a sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) que deverá ser publicada em Diário Oficial. O projeto prevê ainda a realização de estudos de impacto de vizinhança (EIV) na busca pela preservação de possíveis prédios próximos ao aeroporto, prédios esses que poderiam até atrapalhar a circulação de aeronaves na região do Santana.
Para o vereador Daniel Milla (PSD), esse tipo de ação é uma forma de prevenção e resguardo ao aeroporto, inclusive do espaço aéreo. “Estamos preservando o Aeroporto Santana quando os imóveis estiverem perto do cone de aproximação, resguardando a transição e decolagens do aeroporto, incluindo a aprovação do controle do espaço aéreo, do Ministério da Defesa”, disse.
Foto: PMPG