Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025

Canabidiol: “80% dos pacientes respondem muito bem ao tratamento”, afirma médico Marcos Tenório

2023-02-09 às 17:06

O canabidiol é um dos derivados da cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha, e hoje é utilizada para o tratamento de diversas doenças no Brasil. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e José Amilton, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quinta-feira (9) o especialista em ortopedia e traumatologia, Dr. Marcos Tenório, explicou sobre uso de medicamentos à base do canabidiol para a dor.

O médico explica que a dor é um sistema de alarme do próprio organismo, mas que também indica que pode existir desequilíbrios no corpo. “Hoje existe a possibilidade de banir a dor e controlar esse sintoma patológico. Eu sou cirurgião e as patologias que eu atendo são patologias que geram dor. Por exemplo, o paciente que eu atendo que tem uma dor no quadril, fruto de uma artrose, a gente inicia o tratamento medicamentoso e cirúrgico. Existe a possibilidade de resolver 100% a dor”, diz.

Entre os tratamentos para dor estão o medicamentoso, tratamentos invasivos, mas não necessariamente a cirurgia – antes disso existem infiltrações, acupuntura e rizotomia. “Existem medicamentos importantes e o canabidiol é um deles, que faz parte desse arsenal do tratamento da dor”, pontua.

O médico conta que começou a se interessar pelo assunto durante uma viagem aos Estados Unidos, onde o uso do canabidiol para tratamento de doenças já era liberado. Ele destaca que não faz apologia ao uso da maconha da forma recreativa, que é proibida no Brasil e não é utilizada no tratamento médico. “O tratamento da dor com canabidiol foi regulamentado pela Anvisa e temos mais de 20 produtos que se pode oferecer para a população”, destaca.

Tratamento

O tratamento é totalmente individualizado, pensando nas necessidades de cada paciente e nas características do organismo de cada um e é efetivo para cerca de 80% dos pacientes. O médico ainda alerta. “O canabidiol resolve a dor, mas se você tem uma artrose, um desgaste no joelho, o canabidiol vai amenizar a dor, mas não vai tirar o desgaste, ele é tirado ou por cirurgia, ou rizotomia. Para essa patologia, o canabidiol vai melhorar a qualidade de vida”, diz.

Hoje, o medicamento está disponível em farmácias, onde é possível comprar com prescrição médica, ou com associações que são autorizadas a cultivar a planta e produzir o óleo. “A Anvisa liberou 22 laboratórios, você vai em qualquer farmácia e pode comprar. O tratamento mensal gira em torno de 200 a 250 reais por mês”, afirma.

Confira a entrevista completa: