Domingo, 13 de Outubro de 2024

Câncer de colo de útero: Entenda as causas e formas de prevenção da doença

2022-04-07 às 14:44

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na Rádio Lagoa Dourada FM, nesta quinta-feira (7), o médico Fábio Mansani, ginecologista, oncologista e especialista em mastologista, afirmou que o câncer de colo de útero só é desenvolvido em quem tem contato com o vírus HPV, que é transmissível sexualmente.

Dr. Fábio afirma que a vacina contra o HPV reduz em 70% a incidência do câncer de colo de útero. “O ideal é tomar antes da primeira menstruação, dos oito aos 12 nas meninas e dos 10 aos 13 nos meninos. Essa vacina tem no sistema público. Quando lançaram, no primeiro ano chegou próximo de 100% a vacinação no Brasil, quando chegou o reforço depois, só 20% compareceu”, conta.

No Brasil, o HPV é a terceira causa de câncer na mulher, enquanto nos Estados Unidos é a 13ª causa, segundo o médico. “O câncer de colo de útero é uma doença erradicável. Só desenvolve câncer de colo de útero quem tem contato com o vírus do HPV, mais de 99% das vezes. Você tem a vacina, tem o exame preventivo do colo de útero e conseguiria facilmente erradicar”, diz.

Confira a entrevista completa:

Veja também

50% do que existe de tratamento contra o câncer é oferecido pela ciência e outros 50% é o que o indivíduo faz por si mesmo, declara Dr. Fábio Mansani