A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta sexta-feira (13) um protocolo de recomendações para o retorno do público aos estádios nas competições nacionais.
O documento prevê a volta das torcidas em partidas das quartas de final da Copa do Brasil, além das séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. No entanto, a aprovação do retorno do público depende de decisões das autoridades de saúde locais.
Nos casos em que houver autorização os torcedores terão que apresentar teste PCR negativo para Covid-19 de no mínimo 72 horas ou teste antígeno com reação negativa de 48 horas. Quem estiver plenamente vacinado contra a Covid-19 não precisa realizar os testes dias antes dos jogos.
A CBF também determinou alguns pré-requisitos para a entrada e permanência nos estádios, como o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal, e manutenção do distanciamento social.
A capacidade máxima de público será determinada com base no cálculo da taxa de normalidade, que considera dados como a taxa de incidência, tendência da taxa de casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, percentual da população plenamente vacinada contra SARS-CoV-2, entre outros. Dessa forma, cada estádio terá uma pontuação diferente, que vai incidir na quantidade limite aceita.
Informações GE. Foto Agência Brasil