Um dos padres mais queridos da Diocese de Ponta Grossa, Edvino Sicuro publica reflexões bíblicas nas redes sociais com leveza e bom humor
por Michelle de Geus
Qual é a relação entre a Bíblia Sagrada e o chimarrão, o coco ou o violão? Para sanar essas e outras curiosidades, o padre Edvino Sicuro, membro da Congregação do Verbo Divino e sacerdote da Diocese de Ponta Grossa, vem publicando semanalmente reflexões bíblicas na sua página no Facebook. Os vídeos têm menos de dez minutos e abordam as Sagradas Escrituras de forma leve e bem-humorada, sempre com uma linguagem simples e acessível. As postagens que convidam os fiéis a refletir sobre a Palavra de Deus acontecem todas as segundas-feiras e, desde o início do projeto, no mês de setembro, vêm crescendo em engajamento nas mídias sociais.
“Eu comecei escolhendo alguns temas mais atrativos e fui mostrando que objetos inusitados, como o chimarrão, o coco ou até mesmo o violão, também podem nos levar a um aprofundamento de como ler a palavra de Deus”, explica o sacerdote. Depois dessas primeiras reflexões, o religioso também começou uma introdução à Bíblia, abordando gêneros literários e curiosidades bíblicas. “Existem muitos temas que podemos trabalhar nessas reflexões. Eu ainda vou mostrar a questão da aliança com os profetas e os números na Bíblia”, planeja, garantindo a continuidade do projeto.
Leveza e bom humor
Além de abordar temas curiosos, as reflexões bíblicas do padre Edvino chamam a atenção dos fiéis pela linguagem simples e descontraída. “Durante o estudo bíblico, eu procuro estar sempre com os pés no chão e transmitir os conteúdos mais complexos de uma forma muito acessível para que todos possam entender a mensagem”, observa, acrescentando que a inspiração para esse jeito de falar mais popular veio do Frei Carlos Messer, missionário holandês que está no Brasil desde 1949. “Ele é um grande biblista e consegue falar de coisas muito difíceis de uma maneira simples. É exatamente isso que eu procuro fazer nas minhas reflexões”, observa. Padre Edvino também é conhecido pelas pregações bem-humoradas e por fazer algumas brincadeiras nos cursos presenciais que ministra. “Esse é o meu jeito de ser e que trouxe essa leveza também para o estudo bíblico”, comenta, frisando que essas características podem servir de incentivo para que os fiéis parem as suas atividades por alguns minutos para ouvirem a mensagem de Deus.
Amor à Palavra de Deus
A relação do padre Edvino com os estudos bíblicos é antiga. “O meu amor à Palavra de Deus sempre foi muito grande e, ainda como seminarista, eu já dava cursos bíblicos na periferia de São Paulo”, lembra, complementando que sempre promoveu estudos bíblicos nas paróquias onde trabalhou. Percebendo a importância das mídias sociais no mundo atual, ele decidiu começar a gravar vídeos para o Facebook. Ele revela que o último curso que ministrou contava com pouco mais de 40 fiéis e que pela internet vem conseguindo alcançar muito mais pessoas. “Eu estou muito feliz de poder continuar com esse trabalho de estudo bíblico através das redes sociais, que é um carisma da Congregação do Verbo Divino”, conclui.