Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Cena Local D’P: Escritórios de aluguel

2022-07-10 às 17:42
Foto: Reprodução

por Enrique Bayer

Com três espaços em Ponta Grossa, os “coworkings” proporcionam flexibilidade para os trabalhadores e otimização de gastos para as empresas

“Pequeno empresário”, “microempreendedor individual” e “MEI” são expressões cada vez mais comuns no mundo do trabalho. Elas são especialmente usadas para designar pequenos negócios, que podem ser “exércitos de uma pessoa só” iniciando carreira ou se recolocando no mercado. Também é comum que esses profissionais, que geralmente trabalham em casa, procurem um espaço com ar mais profissional para trabalhar, fazer reuniões, buscar concentração e estrutura ou simplesmente mudar de ambiente.

Espaços que oferecem tudo isso existem: são os coworkings. Um coworking é, por definição, um espaço físico onde empresas e pessoas individuais compartilham a estrutura física. Em Ponta Grossa, um dos destaques no segmento é o Hive Coworking and Offices. Caroline Hayashi, fundadora da empresa, conta que a iniciativa nasceu porque ela sempre teve uma relação muito próxima com o empreendedorismo. “Durante a minha graduação, em 2012, eu trabalhei em um projeto voluntário sobre empreendedorismo em Istambul, na Turquia. Foi lá que eu conheci o conceito de coworking e economia colaborativa. Em 2015, retornei a Ponta Grossa e, após um período em grandes multinacionais, decidi empreender e agregar no cenário de inovação e colaborativismo da cidade”, explica.

O Hive oferece 12 salas privativas mobiliadas, com ar-condicionado, internet, segurança, limpeza, acesso 24h, tudo incluso. Além das estações fixas e rotativas de trabalho, há espaço de treinamento para até 40 pessoas. O Hive também oferece serviços de endereço fiscal e comercial, e sala de reunião e atendimento. Tudo isso em um local de 550mª com área verde, espaço gourmet, cozinha, sala de descompressão, sala de reunião e serviço de recepção.

Outro espaço disponível na cidade é o Pitanga EcoWorking. O Pitanga é uma iniciativa do casal Paulo e Célia Miara, ambos profissionais liberais que buscavam outra fonte de renda. O Pitanga oferece, segundo Paulo, comodidade e economia, com oito salas privativas e mobiliadas. O local também oferece ar-condicionado, segurança monitorada e limpeza, além de internet. Os espaços compartilhados incluem uma recepção, uma copa, cozinha e um deck.

Ponta Grossa conta ainda com a Lesto Escritórios, que oferece serviços administrativos, secretárias, serviço de recebimento de correspondências e outras comodidades. As salas compartilhadas comportam de três a sete pessoas. Café e água são servidos quando solicitados. Um diferencial da Lesto é que as reservas podem ser feitas via aplicativo (“Lesto Escritórios”). Além disso, em virtude do alto padrão oferecido nas instalações, há salas que contam com acesso por biometria.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #290 Junho de 2022.