Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Censo Demográfico é fundamental para políticas públicas e iniciativa privada, explicam coordenadores

2022-08-08 às 12:39
Foto: Eduardo Vaz

A pesquisa do Censo Demográfico 2022 iniciou no dia 1º de agosto em todo o território brasileiro e encerra em 30 de outubro. Realizado a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o objetivo é coletar dados amplos sobre diversos aspectos da vida dos brasileiros e mapear informações sobre as condições de vida da população em todos os municípios.

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (8), os coordenadores de área do Censo Demográfico em Ponta Grossa, Elizabete Rocha e Mauro da Silva Neves explicaram que as informações coletadas são fundamentais para os governos estaduais e municipais tomarem medidas para atender as necessidades da população.

“Com o Censo a gente consegue ter um retrato do país, conseguimos saber exatamente quais as necessidades e é interessante até para a área privada, eles conseguem saber em qual área investir, onde está o mercado consumidor, conseguem traçar perfis através das perguntas que são feitas no Censo e pelas estatísticas que são tiradas dele”, destaca Elizabete Rocha. Com isso, os indicadores mostram onde há necessidade de investimento em Saúde e construção de escolas, por exemplo.

Em Ponta Grossa, a estimativa é de que existam cerca de 160 mil domicílios residenciais, incluindo casas, prédios e condomínios. “Todos serão visitados. O que acontece é que às vezes o recenseador não consegue encontrar ninguém em casa, mas ele tem que retornar até quatro vezes neste domicílio em horários diferentes, para tentar achar alguém. Ou tem gente em casa e não quer responder, isso acaba atrasando muito o processo do Censo, a gente tem se deparado com muita recusa”, revela Elizabete.

Mauro da Silva Neves afirma que o recenseador encontra muitas vezes resistências e algumas justificativas como não querer fornecer informações pessoais para o governo. Elizabete pontua a necessidade de esclarecer o trabalho desenvolvido pelo IBGE. “As pessoas confundem que o IBGE esteja fazendo um serviço pro governo. Mas o IBGE é um órgão de Estado, ele existe há 85 anos e desde então é feito o recenseamento da população. Os governos passam e o Censo continua existindo”, declara.

Clique aqui e confira a entrevista completa