O mapa de chuvas do Paraná relativo a maio traz que a área de estiagem mais severa reduziu consideravelmente no mês passado, ficando concentrada na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e alguns pontos do Noroeste.
De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), choveu dentro da média histórica ou acima dela em boa parte do Estado. Regiões como o Oeste e Sudoeste conseguiram compensar em parte a seca que marcou o primeiro quadrimestre do ano.
Situação em Ponta Grossa
Consultada pelo D’Ponta News, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) informa que nesta terça-feira (2), choveu em Ponta Grossa cerca de 10 mm (milímetros), volume que não é significativo para melhorar as condições da estiagem. A companhia informa ainda que o nível da Represa de Alagados permanece com 7 metros; o nível ideal da represa é entre 9 e 10 metros de lâmina d’água. Por fim, uma chuva para ser considerada significativa, precisa ser acima de 30 mm, conclui a Sanepar.
Emergência Hídrica segue
O Paraná siga em alerta e em situação de emergência hídrica. O decreto, estabelecido no começo do mês passado, é válido por 180 dias. Por isso, o Governo do Estado reforça o pedido para o uso consciente da água, evitando desperdícios. Segundo a Sanepar, o sistema de rodízio na distribuição da água segue mantido. Ainda de acordo com a companhia, a ação representa uma economia de até 20% no consumo. O sistema opera em com um dia sem água e quatro dias de abastecimento.
Confira abaixo as dicas da Sanepar para economizar água:
Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
• A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
• A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
• Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
• Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
• Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Por: Matheus Fanchin/Com informações: AEN e Sanepar/Imagem: Reprodução Vídeo: Marcos Oliveira