Ao menos sete pessoas morreram em Santa Catarina, durante o temporal que atingiu todo o estado desde a tarde de quarta-feira (16). A chuva provocou estragos, alagamentos e deslizamentos. A estimativa é de que 20 pessoas estejam desaparecidas, mas a Defesa Civil ainda não confirmou o número exato.
São registrados transtornos em áreas da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Oeste catarinense. Na Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça é uma das mais afetadas. Motoristas enfrentam problemas na região do Shopping Via Catarina, no bairro Passa Vinte, onde diversas ruas têm acúmulo de água, o que impede a passagem de veículos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o km 116 está fechado em Ibirama. Já no km 150, em Agronômica, veículos têm a opção de utilizar rota alternativa por dentro do bairro Barra do Trombudo.
Além dos alagamentos, a BR-470 teve pontos de deslizamento de terra e pedras. O Dnit foi acionado, mas não há previsão para liberação da rodovia. A Defesa Civil catarinense alerta que a faixa entre o Centro e o Leste do Estado seguem com chance de temporais. Há risco de chuva intensa, ventania e queda de granizo. O órgão chama atenção para os perigos com alagamentos, enxurradas e deslizamentos.