A Prefeitura de Ponta Grossa realiza neste domingo (26) o passeio ciclístico de inauguração da Ciclofaixa Estelio Viatroski, paralela à Rodovia PR-513, entre o Bairro Uvaranas e a localidade de Passo do Pupo, no Distrito de Itaiacoca. A concentração para o passeio ocorreu no campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, às 9h30, com saída às 10 horas. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Esportes.
Com a saída às 10 horas, o grupo seguirá pela Avenida Carlos Cavalcanti em direção à estrada, até alcançar o acesso ao balneário Capão da Onça, em trecho de 8,2 quilômetros. Neste local haverá um ponto de hidratação, com água e barracas, onde também será feita uma homenagem ao ciclista Estélio Viatroski – que dá nome à ciclofaixa. Viatroski faleceu em um acidente enquanto pedalava na PR-513, em novembro de 2017. O retorno será feito em seguida, totalizando 16,4 Km de passeio. Todos os participantes devem portar equipamentos de segurança, como capacete e luvas.
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca a relevância da obra para o desenvolvimento do lazer, do turismo e também para a segurança dos ciclistas. “Realizamos uma obra que sempre foi o sonho de muitos esportistas, profissionais ou amadores, para o conforto e segurança na prática do ciclismo. Além disso, esta rota passa a ser um convite para que novos visitantes venham a Ponta Grossa e contemplem o patrimônio natural de nossa cidade”.
A obra
A obra possui 17,6 quilômetros de extensão e recebeu investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, ligando a rotatória em frente ao campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa até a localidade de Passo do Pupo, em Itaiacoca. Todo o trecho representa uma área pavimentada de 46 mil m² em mão dupla. A ciclovia turística passa pelo acesso a importantes pontos de contemplação e visitação turística do município, como o Balneário Capão da Onça, Recanto Botuquara, Buraco do Padre e Cachoeira Mariquinha.
da assessoria