Sábado, 28 de Novembro de 2020

Coluna MKT Criativo: Se sua dúvida é se tem quem esteja crescendo na crise, a resposta é sim!

09/06/2020 às 12:34

Sim, existem empresas crescendo e ganhando muita força em meio à pandemia. E não foi por uma tentativa forçada ou por oportunismo não, foram por ações, claro, muito bem pensadas, e que ajudaram essas marcas a se consolidarem mesmo em meio a tudo que vivemos.

Mas como? Tendo o produto certo na hora certa. Seja por sorte ou destino, alguns segmentos ganharam ainda mais força com o isolamento social. O primeiro deles são as empresas de entretenimento, como a Nintendo, por exemplo.

No dia 7 de maio, a Nintendo revelou que conseguiu um crescimento no lucro de 41% (no acumulado do ano). O maior em NOVE anos. A Activision Blizzard, produtora do Call of Duty, anunciou um aumento de 21% no trimestre de 2020 comparado ao mesmo perídio de 2019.

Outro segmento que ganhou força foi o das plataformas que auxiliam no trabalho remoto, como a Slack e o Zoom. Entre fevereiro e março, a Slack teve um aumento de 9 mil novos cadastros. Já a Zoom, principal plataforma de videoconferências e aulas da quarentena, já teve um aumento de 120% das suas ações em 2020.

Com o online ganhando muita força, várias marcas que aumentaram sua projeção são desse segmento. Porém, além deles, o segmento de saúde, bem-estar, qualidade de vida e segurança também cresceram. Por isso, marcas como a 3M também tem anunciando fechamentos mais que positivos nos primeiros meses da quarentena.

Para dar um exemplo 100% brasileiro temos a Magalu, o e-commerce da Magazine Luiza, que, além de vender os produtos da própria empresa, abre espaço de vendas para todo e qualquer vendedor, funcionando de fato como uma grande loja virtual para quem ainda não possui um e-commerce próprio. E no que a Magalu ganhou visibilidade? Pelas ações que vem fazendo em conjunto com isso. Trouxe uma pauta social ao aplicativo, com a denúncia de violência contra mulher – que por mais que não seja uma revolução ao que já existia, ajudou a dar visibilidade ao assunto.

A marca já vem acumulando meses e meses de bons resultados. Os últimos 4 anos já apontam um crescimento de 1000% nas ações da marca. Um estudo recente feito pela ESPM aponta a empresa como a marca que possui a melhor imagem para o consumidor, e muito disso está vinculado ao posicionamento que a marca fez em prol dos seus colaboradores e também da comunidade em geral.

E o que isso significa? Que sim, o mercado de alguns segmentos está muito aquecido, e que se sua empresa faz parte de um deles, vale sim a pena investir, buscar visibilidade, trabalhar sua marca e buscar também por esse crescimento.

Claro, antes de qualquer coisa vem a segurança dos seus colaboradores, dos seus clientes, e justamente por isso, pensar uma saída com o online é uma opção muito justa e prática.

E antes que você se pergunte: mas o que isso tem a ver com marketing? Bom, não se faz marketing sem entender sobre vendas, sobre mercado, sobre projeção de crescimento e investimentos. Por isso, fique ligado também nesse tipo de informação, porque isso pode ajudar você a decidir os próximos passos do seu negócio.

foto: Lorena Pedroso

39313