Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020

Coluna MKT Criativo: Você provavelmente está deixando de ganhar dinheiro

30/06/2020 às 15:24

Observando o Marketing de várias empresas, conseguimos notar que várias oportunidades são deixadas para trás por falta de um planejamento bem feito em cima das ações. Muitas vezes elas até podem dar resultado, mas será que não poderia dar mais? Será que não dava pra ir além disso? Em tempos difíceis precisamos potencializar nossos ganhos, e deixar dinheiro na mesa não é uma boa opção.

O primeiro fator que bato aqui é no planejamento. Sem isso não tem como uma campanha ser efetiva, afinal de contas provavelmente você nem sabe direito o que quer dessa campanha. Ela pode estar gerando resultado, mas quanto é esse resultado? Está cobrindo mesmo o investimento? O resultado está vindo mesmo da campanha? Não dava pra atingir mais resultado? Planejamento é essencial para isso, e esse investimento em tempo e estudo faz com que vários caminhos sejam encurtados.

Outra coisa que faz as empresas ganharem menos dinheiro do que poderiam é não olhar a jornada de compra do cliente como um todo. Por onde o cliente vai entrar? Por quais caminhos ele vai passar e quando vai fechar? Precisamos disso. Precisamos controlar esse caminho porque senão nunca teremos um resultado efetivo. Vejo muitas empresas tentando vender para públicos que não estão preparados para comprar, queimando todo um processo que deveria ser pensado.

Provavelmente você já viu aquela figura do funil de marketing em vários lugares. Essa figura é bem batida, mas mesmo assim muita gente não usa. É algo simples e bem efetivo. Pense nos seus clientes como se eles estivessem em um funil, e que você precise de algumas ações para fazê-lo passar para a parte de baixo até chegar ao fundo que é a venda.

Por último, vejo que muitas empresas deixam de ganhar dinheiro por investir em ações erradas. Pôr dinheiro em mídias que não são do seu perfil ou mesmo investir só por investir, sem pensar em algo a mais para isso, A mídia é um meio muito bom para chegar ao nosso público, mas precisamos fazer com que ela faça parte de uma estratégia maior e que faça sentido o consumidor passar por ali. Vejo muita gente trabalhando com anúncios nas mídias digitais sem aproveitar ao máximo o seu potencial, por falta de uma estratégia, mas também por desconhecimento da ferramenta. Usam o básico quando poderiam fazer várias outras coisas integradas a um planejamento, e consequentemente isso poderia gerar mais resultado.

Trabalhar com Marketing exige conhecimento do mercado, e, na maioria das vezes, investir em uma boa assessoria é o que vai fazer o seu investimento em mídia dar o real resultado que pode vir. É um investimento que ajuda a alavancar.

Sem isso você está deixando de ganhar dinheiro.

E dinheiro não aceita desaforo.

foto: Lorena Pedroso