Domingo, 06 de Outubro de 2024

Com fim dos contratos de pedágio no Paraná, CCR RodoNorte encerra atividades neste final de semana

2021-11-24 às 10:38

Com o fim dos contratos de concessão do Anel de Integração do Paraná, as cancelas de pedágio da CCR RodoNorte serão liberadas a partir de 0h deste domingo (28). Na manhã desta quarta-feira (24), quem passou pela rua Balduíno Taques, na região da Vila Estrela, em Ponta Grossa, onde está situada a sede administrativa da empresa, pôde perceber a movimentação de colaboradores retirando as placas do local.

Oficialmente, a cobrança de tarifas e prestações de serviços da Econorte, Viapar, Ecocataratas encerram às 23h59 do dia 26 de novembro (sexta-feira), enquanto as concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia encerram as atividades às 23h59 do dia 27 de novembro (sábado).

O novo modelo de pedágio foi anunciado em agosto e decidido, em conjunto, entre o Governo do Paraná e o Governo Federal. Foi optado por um modelo de menor tarifa, sem limite de desconto e com a garantia de obras a partir de um seguro-usuário, que será proporcional ao desconto tarifário apresentado no leilão.

Desligamento de colaboradores

Em nota, a concessionária CCR RodoNorte afirma que conta com 670 colaboradores diretos em sua folha de pagamento, além de um número estimado de 2,5 mil vagas indiretas geradas pelas obras de duplicação, manutenção e conservação das rodovias

“Todos os colaboradores diretos serão desligados, da mesma forma que os contratos com empresas terceirizadas, vinculadas as vagas indiretas, serão encerrados. É importante destacar que a Gestão da Unidade está, diariamente, informando os colaboradores dos mais diversos setores sobre os procedimentos a serem realizados até o dia 27/11, bem como sobre o andamento das rescisões dos contratos de trabalho a serem realizadas”, destaca a empresa.

Entenda melhor o novo modelo:

Para ajudar o cidadão a entender melhor como se dará a nova concessão das rodovias estaduais, a Agência Estadual de Notícias preparou, ainda em agosto, um guia completo sobre o assunto. Os futuros contratos serão divididos em em seis lotes, que totalizam 3,3 mil quilômetros de estradas. O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%), com uma projeção inicial de R$ 44 bilhões em obras.

Além do modelo de menor tarifa, o contrato terá a mesma duração que o antigo, de 30 anos, vencendo as licitações as empresas que apresentarem o menor valor tarifário. Segundo projeções do Governo do Paraná, é aguardada uma redução, logo de cara, de até 30% nas tarifas de pedágio em todo o Estado. Esse desconto poderá ser progressivo, chegando de 45% a 50% em relação aos valores atuais.

Conforme as projeções, um trecho onde a tarifa média é de R$ 16,30 pode ser leiloado com uma tarifa abaixo dos R$ 10. O projeto prevê ainda a instalação de 15 novas praças de pedágio em todo o Paraná.

LOCALIZAÇÃO DAS NOVAS PRAÇAS DE PEDÁGIO

PR-151, Km 188, próximo ao município de Sengés;

PR-280, Km 241, próximo ao município de Renascença;

PR-182, Km 510, próximo ao município de Ampere;

BR-376, Km 260, próximo ao município de Califórnia;

BR-163, Km 159, próximo ao município de Lindoeste;

BR-467, Km 89, entre as cidades de Toledo e Cascavel;

BR-163, Km 313, próximo ao município de Mercedes;

BR-272, Km 536, próximo a Francisco Alves;

PR-323, Km 233, próximo a Cianorte;

PR-323, Km 185, próximo ao município de Jussara;

BR-376, Km 60, próximo ao município de Guairaçá;

BR-153, Km 5, próximo a Jacarezinho;

PR-092, Km 290, próximo ao município de Quatiguá;

PR-323, Km 310, próximo a cidade de Umuarama;

No acesso à PR-445, em Tamarana, perto de Londrina.

Quais são os lotes leiloados?

Lote 1: trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, com extensão total de 473,01 km.

Lote 2: trechos das rodovias BR-153, BR-277, BR-369, BR-373, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-508 e PR-855, com extensão total de 575,53 km.

Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km.

Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km.

Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km.

Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 659,33 km.

Como será o leilão?

Na Bolsa de Valores, com total transparência. Os lotes serão leiloados de maneira separada. Ou seja, cada fatia pode ficar sob administração de uma empresa/consórcio. A competição será livre, inclusive para arrematar mais de um lote.

Está previsto algum tipo de vantagem para quem for usuário frequente?

Sim, um desconto fixo de 5% para quem optar pelo pagamento por tag e um outro porcentual, a ser estipulado, de acordo com a frequência do usuário.

E em relação ao pagamento por quilômetro rodado?

Os novos acordos contemplarão gatilhos para a implantação da cobrança por quilômetro rodado, decretando o fim da necessidade das praças de cobrança de pedágio. Mas a iniciativa ainda passa por regulamentação no governo federal.

da redação com assessorias

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