Com o fim dos contratos de concessão do Anel de Integração do Paraná, as cancelas de pedágio da CCR RodoNorte serão liberadas a partir de 0h deste domingo (28). Na manhã desta quarta-feira (24), quem passou pela rua Balduíno Taques, na região da Vila Estrela, em Ponta Grossa, onde está situada a sede administrativa da empresa, pôde perceber a movimentação de colaboradores retirando as placas do local.
Oficialmente, a cobrança de tarifas e prestações de serviços da Econorte, Viapar, Ecocataratas encerram às 23h59 do dia 26 de novembro (sexta-feira), enquanto as concessionárias Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia encerram as atividades às 23h59 do dia 27 de novembro (sábado).
O novo modelo de pedágio foi anunciado em agosto e decidido, em conjunto, entre o Governo do Paraná e o Governo Federal. Foi optado por um modelo de menor tarifa, sem limite de desconto e com a garantia de obras a partir de um seguro-usuário, que será proporcional ao desconto tarifário apresentado no leilão.
Desligamento de colaboradores
Em nota, a concessionária CCR RodoNorte afirma que conta com 670 colaboradores diretos em sua folha de pagamento, além de um número estimado de 2,5 mil vagas indiretas geradas pelas obras de duplicação, manutenção e conservação das rodovias
“Todos os colaboradores diretos serão desligados, da mesma forma que os contratos com empresas terceirizadas, vinculadas as vagas indiretas, serão encerrados. É importante destacar que a Gestão da Unidade está, diariamente, informando os colaboradores dos mais diversos setores sobre os procedimentos a serem realizados até o dia 27/11, bem como sobre o andamento das rescisões dos contratos de trabalho a serem realizadas”, destaca a empresa.
Entenda melhor o novo modelo:
Para ajudar o cidadão a entender melhor como se dará a nova concessão das rodovias estaduais, a Agência Estadual de Notícias preparou, ainda em agosto, um guia completo sobre o assunto. Os futuros contratos serão divididos em em seis lotes, que totalizam 3,3 mil quilômetros de estradas. O conjunto é formado por estradas estaduais (35%) e federais (65%), com uma projeção inicial de R$ 44 bilhões em obras.
Além do modelo de menor tarifa, o contrato terá a mesma duração que o antigo, de 30 anos, vencendo as licitações as empresas que apresentarem o menor valor tarifário. Segundo projeções do Governo do Paraná, é aguardada uma redução, logo de cara, de até 30% nas tarifas de pedágio em todo o Estado. Esse desconto poderá ser progressivo, chegando de 45% a 50% em relação aos valores atuais.
Conforme as projeções, um trecho onde a tarifa média é de R$ 16,30 pode ser leiloado com uma tarifa abaixo dos R$ 10. O projeto prevê ainda a instalação de 15 novas praças de pedágio em todo o Paraná.
PR-151, Km 188, próximo ao município de Sengés;
PR-280, Km 241, próximo ao município de Renascença;
PR-182, Km 510, próximo ao município de Ampere;
BR-376, Km 260, próximo ao município de Califórnia;
BR-163, Km 159, próximo ao município de Lindoeste;
BR-467, Km 89, entre as cidades de Toledo e Cascavel;
BR-163, Km 313, próximo ao município de Mercedes;
BR-272, Km 536, próximo a Francisco Alves;
PR-323, Km 233, próximo a Cianorte;