Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024

Com uma morte por COVID-19 a cada cinco horas no final de semana, Rangel faz apelo: “Por favor, fiquem em casa”

2020-08-31 às 08:32

Na manhã dessa segunda-feira (31), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comentou sobre o recente aumento no número de casos de COVID-19 e de óbitos em decorrência da doença no município. Ele fez um apelo para que a população fique em casa e não descuide das medidas de prevenção.

“Por favor, se puderem, fiquem em casa”, disse Rangel visivelmente emocionado. Ele enfatizou que a pandemia de COVID-19 avançou no município nas últimas semanas e, portanto, o nível de atenção da população deve ser maior. 

De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, Ponta Grossa registrou um óbito a cada cinco horas no último final de semana. “Nós estamos sofrendo com os números em Ponta Grossa e estamos praticamente todos os dias tendo falecimentos”, lamenta.

Para o prefeito, o recente crescimento no número pacientes diagnosticados com coronavírus se deve às comemorações do Dia dos Pais. “As pessoas se reuniram para festejar o Dia dos Pais com a família e, infelizmente, acabaram se infectando. Este foi o primeiro feriado que, de fato, impactou no município”, afirma.

Ele ressalta que isso também aconteceu nas cidades vizinhas e se refletiu na lotação dos leitos de enfermaria e de UTI disponíveis da ala COVID-19 do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). O HU vem registrando níveis críticos de ocupação desde o dia 12 de agosto e, no último final de semana, chegou a ficar sem leitos para o tratamento da COVID-19.

“Nós chegamos ao limite da capacidade de ocupação do Hospital Universitário, porque em todas as cidades dos Campos Gerais houve um grande aumento no número de casos de coronavírus e a maioria dos pacientes são encaminhados para receber tratamento em Ponta Grossa”, enfatiza.

“Se cuidem. É o que nós estamos pedindo, por favor. Se vocês puderem, nessa semana e na próxima ficar mais em casa vai nos ajudar muito”, pede Rangel. “Vai ajudar a cidade e vai ajudar a sua família”, destaca.  Ele pede ainda que, aqueles que precisam sair para trabalhar, utilizem máscaras de proteção e higienizem bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

O prefeito acredita que, com o apoio da população, os números de casos e de mortes causadas pelo coronavírus vão voltar a índices mais controláveis. “Vamos em frente e vamos com Deus. Vamos pedir a Deus que essa semana seja melhor, semana passada foi bem dura para Ponta Grossa”, frisa.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel, na Rádio Mundi FM.