Sábado, 27 de Julho de 2024

Combustível derramado de caminhão que tombou em PG atingiu afluente do Rio Pitangui

2020-10-15 às 11:12

Na manhã desta quarta-feira (14) um caminhão carregado de combustível tombou na PR 151 em Ponta Grossa. A carga, composta por 50 mil litros de gasolina, óleo diesel e etanol, derramou na pista e acabou atingindo um afluente do Rio Pitangui que fica próximo ao local do acidente.

De acordo com o chefe regional do IAT (Instituto Agua e Terra) de Ponta Grossa, Ivan Loureiro, houve contaminação de solo e do afluente, mas a extensão dos danos só poderá ser avaliada dentro de alguns dias. “O combustível entrou pelo sistema de drenagem da rodovia e acabou saindo lá embaixo. A gente fez a coleta do material que vai ser mandado para análise para termos dimensão do dano causado”, comenta. O resultado dos testes deve sair dentro de 10 dias.

Para conter o vazamento, foi colocado serragem no solo para absorver o combustível e criado um sistema de barreira com boias e esponjas no afluente. “Aí tem um caminhão que suga e recolhe esse material, que flutua. Aí todo esse material contaminado é descartado em um aterro especial”, conta Ivan.

Dentre os possíveis danos causados pelo derramamento estão o impacto na fauna terrestre e marinha, com mortandade de diversas espécies, além da contaminação da água. A empresa responsável pelo transporte da carga tem o prazo de 30 dias para apresentar o relatório sobre o impacto ambiental causado pelo acidente.