Sábado, 17 de Maio de 2025

Como escolher uma cor de logotipo

2022-12-13 às 12:45

Um logotipo é uma imagem com texto que desempenha uma função publicitária e informativa. Utilizado por empresas, equipes esportivas, eventos para atrair a atenção de clientes, visitantes. O sucesso do projeto depende do logotipo em uma certa porcentagem, vale a pena dedicar tempo e esforço para criar um produto de qualidade. A imagem inclui um fundo, um símbolo na forma de uma figura geométrica, um marco histórico ou cultural, um animal ou uma planta. O texto é o nome da empresa, abreviatura da empresa, slogan. Um bom logotipo deve ser brilhante, memorável, simples. Uma das características mais importantes de um logotipo são as cores utilizadas. Vamos considerar esta questão com mais detalhes. 

Significados das cores

 Cada cor tem seu próprio significado especial:

– branco, personifica pureza, inocência, neutralidade e perfeição, perfeito como fundo de logotipo para uma loja de vestidos de noiva e outros acessórios, escritório de advocacia;

– preto, significa firmeza, firmeza e conservadorismo, é usado muito raramente, relevante para agências rituais;

– amarelo, otimista, enérgico, alegre, ficará ótimo no logotipo de uma florista, uma instituição que vende doces, um banco, um ponto de restauração;

– vermelho, amante da liberdade e um pouco agressivo, adequado para lojas de esporte;

– verde, tranquilo, calmo e medido, geralmente a cor é usada nos logotipos das lojas de jardim, das empresas de reciclagem de resíduos, das sociedades ambientais;

– azul ou azul, harmonioso, fiel, confiável e sereno, adoram usá-lo nos logotipos de companhias aéreas, salões de beleza, livrarias;

– marrom e bege, estável e aconchegante, ótimo para lojas de ferragens, estabelecimentos que vendem produtos para decoração de casas;

– roxo, luxuoso, rico, rico, proposital, adequado para empresas de corretagem e investimento;

– cinza, modesto e simples, mas ao mesmo tempo resistente e confiável, usado ativamente pelas lojas de roupas e calçados;

– esmeralda, próspera, próspera e consistente, adequada para empresas de tecnologia, por exemplo, a produção de carros elétricos ou o desenvolvimento de um sistema de pilotagem automática.

Deve-se ter em mente que quando duas ou mais cores são combinadas, o valor pode mudar diretamente para o oposto.

 

Como escolher uma cor de logotipo

 A seqüência de seleção padrão é a seguinte:

  1. Reunindo uma equipe de pessoas de sexo, idade, nível de educação e renda diferentes para brainstorming, você precisa pegar um objeto e escrever uma lista de associações;
  2. 2. Comparação de associações e esquemas de cores;
  3. Criação de vários logotipos com diferentes esquemas de cores, recomenda-se o uso de ferramentas digitais para desenho, por exemplo, um recurso chamado Turbologo, que se distingue por múltiplas funcionalidades, interface simples e, como resultado, não há necessidade de um longo treinamento;
  4. Imprimir logotipos em uma impressora colorida e realizar um estudo sociológico em uma rua da cidade, você também pode realizar uma pesquisa na Internet, você precisa obter respostas a perguntas – que associações de cores evocam em você, você gosta da imagem;
  5. Tomando a decisão final, não tenha medo de ajustar as cores se necessário, antes de mais nada, você deve gostar do logotipo.

Além da cor de fundo e do símbolo no logotipo, considere os melhores esquemas de cores de letras. Não é necessário que seja preto. Você pode torná-lo roxo ou marrom. Tente mudar as cores, talvez o logotipo tenha um aspecto mais elegante e extravagante. O logotipo deve ser simples, o cérebro humano mal se lembra de mais de 5 elementos, portanto, não se deve sobrecarregar o produto. 2-3 cores por é suficiente.

Conclusão

 O logotipo tem um papel importante no desenvolvimento e sucesso da empresa. Um bom logotipo difere de um produto ruim em seu brilho, memorabilidade, simplicidade e informatividade, tudo isso depende em parte das cores utilizadas. É necessário escolher as cores de acordo com a personificação mental. Deve-se ter em mente que a disposição das cores pode mudar a carga semântica para o oposto. Para desenhar logotipos, é ideal utilizar o recurso Turbologo. Com ele, é possível mudar as cores do fundo, símbolo, inscrição com um clique, há um grande número de cores no catálogo.