Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024

Como Guarapuava está se tornando um celeiro de inovação e tecnologia

2021-12-21 às 08:45

Um celeiro de inovação e tecnologia de referência. É assim que o município paranaense de Guarapuava tem se destacado nos últimos anos a partir de projetos ambiciosos que juntam diversos atores do poder público e iniciativa privada. As iniciativas inovadoras, com foco em pesquisa e capacitação, atendem sobretudo as áreas da saúde e educação por meio da tecnologia.

São diversos os habitats de inovação empreendidos na cidade. Boa parte dessas ações foram fortalecidas após a criação, em 2019, do Cilla Tech Park, um parque tecnológico que abriga o Centro de Tecnologia e Inovação do município. O objetivo é estimular o desenvolvimento de startups e a capacitação de pesquisadores com laboratórios de alta tecnologia.

Um celeiro de inovação e tecnologia

Nesse sentido, a associação sem fins lucrativos é composta por um conselho formado com representantes do poder público, da iniciativa privada e das universidades. A proposta é desenvolver novos talentos, com a formação de jovens desde o ensino médio para as áreas da tecnologia, incentivo a pesquisadores e criação de startups.

Algumas dessas ações de incentivo à formação de talentos foram realizadas neste ano, como o Inova Park, uma parceria da prefeitura com o Cilla Tech Park e o Sebrae, um programa de startups com alunos do ensino médio. O objetivo é desenvolver futuros empreendedores por meio de consultorias para projetos. Ainda, o Capacita Guarapuava Tech, desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Inovação (NTI) da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), também em parceria com o parque, com cursos de capacitação para jovens do ensino médio na área de tecnologia com oficinas sobre temas como cibersegurança, impressão 3D, design e prototipação, e apoio ao acesso dos jovens a vagas de estágio.

Uma das propostas do parque tecnológico é fomentar o desenvolvimento de startups por meio do Celeiro de Inovação. Foto: Divulgação

A Cidade dos Lagos e o Vale do Genoma

A sede da Cilla Tech Park está sendo construída na Cidade dos Lagos, um empreendimento imobiliário com mais de 6 milhões de metros quadrados planejados a partir do conceito de Smart City, baseado em pilares como educação, segurança, lazer, cultura e tecnologia. Com esse projeto, que está sendo construído desde 2010, Guarapuava também se destaca como um distrito de inovação.

A Cidade dos Lagos vai abrigar mais de 30 mil moradores. Foto: Divulgação

No centro desse conceito está também o Vale do Genoma, um ecossistema de inovação voltado à pesquisa genômica com foco em saúde, agropecuária e meio-ambiente. O projeto agrega diversos celeiros de inovação, como o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC), o Hospital Regional e o Complexo Câncer Center. Os laboratórios serão equipados com equipamentos de última geração, e com abordagem em inteligência artificial. Lorenzo destaca que a proposta é ser um centro de pesquisa de referência no mundo. “O Câncer Center vai ser capaz de atender até um milhão de pessoas. E, junto a isso,  criamos um instituto de pesquisa genômica, com os equipamentos mais modernos no mundo. A ideia é que pesquisadores no mundo que estejam sonhando com pesquisa genômica queiram vir para o Vale do Genoma”.

Hospital do Câncer estará equipado para atender até um milhão de pessoas. Foto: Divulgação

A Guarapuava do futuro

Assim, da união entre o poder público, a academia, as empresas e a sociedade civil, Guarapuava tem se tornado um celeiro de inovação no estado.

Para Lorenzo, em cerca de seis anos, o Vale do Genoma e também Guarapuava serão um centro de referência em inovação e tecnologia no país. “Até 2027 queremos ser um distrito de inovação referência no desenvolvimento de talentos, startups e negócios inovadores, posicionando o Vale do Genoma como o principal ecossistema de inovação do Brasil.”

Leia a matéria completa no Negócios RPC