Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

“Comunicação não é o que a gente diz, é o que o outro entende”, diz jornalista Jeferson de Souza

2022-02-17 às 11:58

Nesta quinta-feira (17), o programa Manhã Total com João Barbiero, da rádio Lagoa Dourada, entrevistou o jornalista Jeferson de Souza, que há mais de 20 anos lidera equipes no setor de comunicação.

Jeferson destaca a importância de saber se comunicar de forma efetiva com todas as relações, sejam pessoais ou profissionais. “Quantas pessoas foram demitidas por problemas de comunicação? Eram ótimos funcionários, excelentes pessoas mas, no relacionamento, a comunicação não fluía”, comenta. “Comunicação não é o que a gente diz, é o que o outro entende. Quem comunica tem a responsabilidade de verificar se o outro está, de fato, entendendo”, completa.

Ao abordar a temática da entrevista de emprego, Jeferson dá algumas dicas para ajudar quem está em busca de um trabalho. “A primeira coisa é a pessoa identificar ‘qual é o meu talento, o que eu faço bem?’, pode ser lavar, cuidar da casa, arrumar a parte elétrica. A pessoa faz alguma coisa direito, e se não faz, tem a capacidade de aprender, tem que ter esssa segurança”, afirma.

O jornalista também comenta sobre um exercício para aumentar a autoconfiança, baseado em um estudo científico realizado por um psicóloga social nos Estados Unidos. “Na natureza a gente tem os machos e fêmeas alfa, que são os animais que são líderes de bando, que se impõem quando enfrentam dificuldades. Qual é a postura desses animais? Como é postura de um leão quando ele quer se impor? Ele enche o peito”, diz.

Ele complementa a explicação. “O ser humano também, quando você vê o Usain Bolt passar na linha de chegada, como ele faz? Ele abre os braços, tá dizendo que ele é o vencedor. O nosso cérebro comunica alegria e conquista com esse movimento. Aí essa psicóloga social disse: quando a pessoa não está com a autoestima muito boa, ela pode ficar durante dois minutos com uma posição de poder, aquela pose do ‘machão na academia’, a pose da ‘mulher maravilha’ com as mãos na cintura. A testosterona que é o hormônio da dominância, aumenta depois que as pessoas ficam 2 minutos assim”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra: