Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Conheça as propostas do candidato à presidência da OAB-PG, Jorge Sebastião Filho, da XI de Agosto

2021-11-19 às 10:28

Em 25 de novembro acontecem as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ponta Grossa (OAB-PG). O pleito tem duas novidades, pela primeira vez na história a disputa em Ponta Grossa tem três chapas concorrendo, além disso, a votação será realizada de modo virtual, por meio da plataforma on-line Webvoto.

Nossa equipe conversou com Jorge Sebastião Filho, candidato à presidência pela chapa XI de Agosto, que tem Adriana de Fátima Pilatti Ferreira Campagnoli como vice.

Qual é o propósito/missão da Chapa?
Nossa missão é realizar uma gestão com responsabilidade, ética e inovação para bem representar a advocacia de Ponta Grossa e Carambeí no âmbito Municipal, Estadual e Federal. Temos como propósito desenvolver um modelo de gestão compartilhada oportunizando a toda advocacia de Ponta Grossa e Carambeí uma efetiva participação na tomada de decisões em prol da classe.

Quais são as suas principais propostas?

Implantar o Programa de Integração para a Jovem Advocacia. Além de trabalhos de aperfeiçoamento e aprimoramento jurídico já oferecidos aos advogados iniciantes, estão inseridas no programa, orientações relativas:

  • à elaboração de contratos de honorários;
  • precificação dos trabalhos da advocacia de acordo com a tabela de honorários da OAB;
  • relacionamento com o cliente;
  • relação com colegas e agentes públicos;
  • sigilo e publicidade na advocacia;
  • organização do “Meu Primeiro Escritório” – físico ou virtual;
  • apoio para criação de sociedade de advogados;
  • cuidados com a ética profissional;
  • conhecimento das regras do Estatuto da Advocacia e demais normas regulamentares;
  • ações interdisciplinares com profissionais de marketing, recursos humanos, psicologia, etc.

Atuar na defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados

Intensificação dos trabalhos de defesa das prerrogativas profissionais

Canal aberto aos advogados para atendimento imediato às violações aos direitos e prerrogativas (WhatsApp, email, etc),

Plantão de prerrogativas (24 horas) visando a preservação das garantias dos direitos dos advogados.

Fortalecimento e ampliação da atuação das comissões como órgãos auxiliares do conselho da subseção.

As Comissões desenvolvem relevante papel nos trabalhos da OAB em suas diversas áreas de atuação, sendo essencial o seu fortalecimento e estruturação para o melhor desempenho possível.

Serão criadas as coordenadorias de áreas para administrarem as diversas comissões a elas vinculadas.

Desenvolvimento de ações para compreensão e preparação da advocacia do futuro.

  • Desenvolvimento de ações voltadas ao conhecimento e aprimoramento de novas tecnologias empregadas na advocacia (advocacia 4.0) como forma de inovação e avanço profissional.
  • compreender como as novas tecnologias podem contribuir para a atividade jurídica sem violar as normas reguladoras da profissão.
  • Compreender que as novas tecnologias não são substitutos ao trabalho do advogado e sim ferramentas facilitadoras de sua atividade.

Programa de valorização da advocacia

  • Realização de ações voltadas a divulgação da importância da advocacia para o Sistema de Justiça e para a defesa da Sociedade.
  • A advocacia como elemento essencial para efetivação da Justiça.
  • Levar ao conhecimento da Sociedade qual a importância da advocacia para o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática, através de convênios com diversas entidades sociais.

Projeto “Conhecendo a OAB”

  • Canais de comunicação mais efetivos entre a OAB e os advogados de forma a divulgar e informar sobre todas as ações realizadas pela Instituição
  • Comunicação a ser realizada por métodos mais ágeis como WhatsApp e outras redes de relacionamento
  • Canal de comunicação aberto à sociedade em geral para esclarecimentos sobre o funcionamento da Instituição, suas atribuições e forma de atuação.

Manutenção e ampliação dos espaços de convivência, cultura, esportes e lazer.

Programas de atividades esportivas (corrida legal, futebol, ciclismo, etc), incentivando a realização de atividades físicas para melhoria da saúde física e mental de todos os advogados.

  • convênios com academias e clubes esportivos.
  • Workshop de gastronomia, música, dentre outras atividades, incentivando os advogados a criaram atividades de relaxamento para melhoria de sua qualidade de vida.

Projeto OAB Cultural

  • Promoção de eventos musicais e de teatro em nossos espaços
  • Promoção de eventos sociais (jantares e eventos festivos)

Por que a sua chapa é a mais bem preparada?
Nossa chapa é composta por profissionais de todas as áreas do Direito, além de contar com equipe de profissionais do ensino jurídico. Além disso, contamos com integrantes da chapa com experiência em gestão da OAB, dentre eles o candidato a Presidente e Secretário Geral que foram Conselheiros Estaduais da OAB/PR, além de outros candidatos a Conselheiros que já desenvolveram trabalhos junto à Subseção de Ponta Grossa – PR, o que dará segurança para que o grupo possa desenvolver seus trabalhos com qualidade e seguindo todas as diretrizes estabelecidas pela Seccional do Paraná.

Hoje, quais são as principais dificuldades encontradas pelos advogados no que se refere ao início na profissão?
A advocacia iniciante sofre o impacto da grande quantidade de profissionais no mercado face ao crescimento de cursos de Direito em todo o país. Além disso, os cursos de graduação em Direito não conseguem preparar os acadêmicos para o mercado de trabalho de forma prática, nas mais diversas áreas do Direito. Outro ponto é a falta de uma relação interdisciplinar entre o Direito e outras áreas do conhecimento, como recursos humanos, psicologia, marketing, tecnologia da informação para que estes jovens advogados possam desempenhar suas funções com qualidade e segurança.

Em um cenário pós-pandemia, o senhor crê em grandes alterações nos modelos de atendimento e busca por serviços na área do Direito?
A pandemia trouxe para a área jurídica um novo modelo de Sistema de Justiça. Este novo modelo tende a permanecer mesmo após a pandemia. Neste período foram implantados sistemas de audiências remotas e virtuais, modelo de atendimento através do “balcão virtual” implantado pelo Conselho Nacional de Justiça, além do relacionamento entre advogado e cliente ter se intensificado por meio remoto, através de contatos por meios eletrônicos e videoconferências.

Este novo modelo apresenta pontos positivos e negativos, porém, é inquestionável que será adaptado para a nova realidade da advocacia pós pandemia.

Como ponto positivo temos a redução de custos com a manutenção de ambientes físicos e grande número de funcionários disponíveis para atendimentos presenciais, além da facilidade de realização de audiências por videoconferência que também pode gerar uma redução de custos para os jurisdicionados.

Em contrapartida, não podemos aceitar que a justiça seja “robotizada” gerando um afastamento dos Juízes, Ministério Público e demais autoridades em relação as partes e advogados, pois, para que haja efetivação da justiça é preciso um trabalho humanizado capaz de dar efetividade à prestação jurisdicional.

 

Sobre a Chapa

Presidente

Jorge Sebastião Filho é advogado e professor. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba. É Especialista em Direito Processual Penal e Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professor convidado do Curso de Especialização em Direito Processual Penal e Prática Penal da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor de Direito Processual Penal na UNISECAL de Ponta Grossa/PR. Tem 15 anos de Advocacia e 20 anos de docência no Ensino Superior. Suas áreas de atuação são Advocacia Criminal e Administrativa-disciplinar.

Vice

Fátima Pilatti Ferreira Campagnolié  Advogada e Professora. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem 25 anos de Advocacia e 19 anos de docência no Ensino Superior. Suas áreas de atuação são Advocacia Trabalhista, Previdenciária e Administrativa.

Clique aqui para conhecer a composição completa da chapa.