Sábado, 20 de Abril de 2024

Conheça as propostas do candidato à presidência da OAB-PG, Luis Carlos Simionato Junior, da chapa Algo Novo – Viva a Inclusão

2021-11-19 às 10:28

Em 25 de novembro acontecem as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Ponta Grossa (OAB-PG). O pleito tem duas novidades, pela primeira vez na história a disputa em Ponta Grossa tem três chapas concorrendo, além disso, a votação será realizada de modo virtual, por meio da plataforma on-line Webvoto.

Nossa equipe conversou com Luis Carlos Simionato Junior, candidato à presidência pela chapa Algo Novo – Viva a Inclusão, que tem Denise Scherer como vice.

Qual é o propósito/missão da chapa?
A chapa Algo Novo – Viva a Inclusão tem como norte a valorização da profissão e a representação do órgão de classe junto aos seus filiados. Como ordem de classe, a Ordem dos Advogados deve proteger todos os advogados e advogadas.
A Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado do Paraná, conta na subseção de Ponta Grossa (que abrange também o atendimento aos interesses dos advogados de Carambeí), com 2.536 Advogados e Advogadas inscritos.
Desse universo, temos em torno de 25% dos membros da advocacia impossibilitados de votar. O voto do colega de advocacia só acontece se ele estiver adimplente com suas obrigações na tesouraria. Um em cada quatro colega de profissão não conseguiu arcar com tal ônus. Temos colegas que mudam de profissão o tempo todo e isso acontece cada vez mais. O cenário é preocupante e a atual gestão da Ordem, que tenta nova reeleição, não demonstra aptidão para lidar com isso.

Quais são as suas principais propostas?
O nome da chapa surgiu para o enfrentamento do flagrante problema de que, atualmente, a gestão é comandada pelo mesmo grupo há anos, para poucos membros integrantes desse grupo. A proposta da chapa é a inclusão, abrindo as portas da OAB para todos os advogados e advogados, fortalecendo a advocacia iniciante mediante a promoção de cursos de capacitação, estruturação de um escritório compartilhado que possa ser utilizado pela classe, proteger a advocacia respeitando as suas prerrogativas e direitos, por muitas vezes deixadas de lado em decorrência da ausência de proteção dos representantes da diretoria e fiscalizar a atuação de todos os membros de órgãos do Poder Judiciário e Ministério Público.
A chapa Algo Novo deseja devolver ao advogado e a advogada o orgulho de ter escolhido a profissão, que é essencial à administração da justiça.

Por que a chapa Algo Novo é a mais bem preparada?
O Movimento Algo Novo se expandiu por todo o Estado do Paraná e se apresenta e como uma oposição à gestão da OAB Paraná que se perpetua no Poder por mais de 40 anos. Aqui em nossa região a Advocacia também vem sentindo a ausência do seu órgão de classe. Entende a Algo Novo Paraná que a anuidade é muito alta para o iniciante e que durante a pandemia a OAB deixou de amparar quem precisou. Assim, apoiamos a ideia do movimento e buscamos fazer o possível para que a Subseção Ponta Grossa contribua para o crescimento e empoderamento da advocacia de nossa região.

A preparação para ser presidente da subseção da OAB é uma conquista alcançada por poucos. A presidência só pode ser exercida com sucesso se o seu postulante for altivo a ponto de aceitar lutar pelas prerrogativas da Advocacia. O sucesso passa ainda pela habilidade de gestão, já que os recursos devem ser aplicados em prol dos interesses de toda a classe.

O conhecimento da Subseção veio com uma atuação incessante como membro de comissões importantíssimas na OAB durante toda a sua carreira. O conhecimento jurídico veio com uma vida acadêmica impecável que culmina com a participação no programa de doutoramento na Universidade de Coimbra em Portugal. O conhecimento da advocacia vem com a experiência de quem depois de formado sempre advogou e vive de tal profissão. O conhecimento dos Advogados e Advogadas da região surge do trabalho diário nos fóruns e demais repartições públicas e das aulas lecionadas.

Hoje, quais são as principais dificuldades encontradas pelos advogados no que se refere ao início na profissão?
O presidente deve compreender que a OAB deve ficar de portas abertas para todas as pessoas que fazem parte do quadro da advocacia. E mais, que a sede da Ordem é de todos, e que lá o Advogado e a Advogada encontrarão: acolhimento em momentos de dificuldades, um espaço harmonioso e barato para suas confraternizações e treinamento para capacitar-se e especializar-se cada vez mais.
A principal dificuldade da advocacia iniciante certamente é a questão financeira. Para tanto, a chapa Algo Novo tem como proposta a estruturação do espaço do escritório compartilhado, o financiamento do primeiro token de certificação digital para o iniciante e a capacitação do advogado para o enfrentamento das corriqueiras situações que a profissão nos impõe.

Em um cenário pós-pandemia, o senhor crê em grandes alterações nos modelos de atendimento e busca por serviços na área do Direito?
Toda a nossa sociedade foi alterada com a pandemia e a advocacia não passaria ilesa. A advocacia sofreu muito com o fechamento dos escritórios e com a falta de apoio do órgão de classe. Mesmo sabendo dessas dificuldades da classe, que ficou sem poder trabalhar por um longo período, a OAB não foi capaz de auxiliar ou de reduzir anuidades por exemplo. Nada foi feito. A advocacia aprendeu com a pandemia a trabalhar de uma forma diferente e passou a atender clientes em outros formatos. Muita coisa, como por exemplo alguns atos on-line, não mais retornarão ao sistema presencial e a advocacia deve ser capacitada para enfrentar essas novas situações.

 

Sobre a Chapa

Presidente

Ponta-grossense da gema, Simionato é um cara sem formalismos, com muito amor pela Advocacia e um currículo de dar inveja! Formado em Direito pela UEPG, logo em seguida passou no exame da Ordem em 2º lugar no estado! A carreira acadêmica seguiu com Especialização, Mestrado e Doutorado na Universidade de Coimbra. Professor universitário, leciona em instituições reconhecidas e foi professor titular da UEPG, passando em 1º lugar no concurso. Com 21 anos de atuação na área criminalista, em toda a carreira nunca tomou nenhuma advertência da OAB.

Mas não foi sempre assim. Modesto, Simionato conta que “tudo que tenho na vida, devo ao Direito. Tenho muito orgulho disso. Eu era aquele cara que, se tivesse 10 pessoas, ninguém apostava em mim. Quando comecei, não tinha nada. Livro, impressora, nada. Mas nunca me conformei em trabalhar em grande escritório que me pagasse uma mixaria”. O caminho foi árduo – como comumente é para jovens Advogados e Advogadas. Da sua família, de 20 bacharéis em Direito ele foi o único que seguiu carreira na Advocacia. Demorou 18 anos, mas Simionato realizou o sonho do escritório próprio, que hoje conta com 4 sedes: PG, Castro, Piraí do Sul, Imbituva. Foi além: conheceu 15 capitais europeias em decorrência do estudo do Direito.

“Acredito nas pessoas, que o estudo muda as pessoas, que o Direito dá oportunidades”. Simionato fala com convicção, carisma, e um brilho no olhar de quem é apaixonado pelo que faz. Falando nisso, é apaixonado pela vida e por sua família – composta pela mulher, filha, filho e 5 cães! Também é muito querido pelos alunos. Em 15 anos de magistrado, tem homenagem que não acaba mais!

Colocando seu nome à disposição para a presidência da OAB Ponta Grossa, Simionato sonha em ver a Advocacia unida, respeitada e admirada. “Desejo, do fundo do coração, que tenhamos o mesmo respeito que juízes e promotores. Precisamos de uma OAB que dê oportunidade pros pequenos, aqueles que depositam sua confiança e esperança na Advocacia. Que seja um órgão de apoio, que ampare e esteja de portas abertas para todos”.

Vice

Denise Scherer possui graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel- Univel- 2007. Pós graduada em Direito Constitucional com formação para magistério Superior pela Universidade Anhanguera Unidesp no ano de 2012. Atuante na área do Direito.

Clique aqui para conhecer a composição completa da chapa.