“Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada, mas …”
Tenha cuidado ao dizer isso, especialmente se você estiver mudando de carreira ou se candidatando a um cargo que está fora de sua zona de conforto. Você pode pensar que dizer isso demonstra honestidade e humildade da sua parte. Mas na verdade isso acaba diminuindo o seu valor. Se você disser ao entrevistador que não acredita que está qualificado para a função, eles vão acreditar em você. Afinal, você se conhece melhor do que eles.
Conseguir uma entrevista significa que o entrevistador acredita que você está qualificado o suficiente, então não dê a ele uma razão para pensar o contrário. Em vez disso, destaque as experiências, histórias e projetos nos quais você trabalhou – fatores que mostram sua capacidade de se destacar naquela função.
“Não tenho muita experiência com isso, mas …”
Embora esta seja semelhante à frase anterior, você pode ficar tentado a usá-la se o entrevistador perguntar sobre uma habilidade específica. Uma de minhas clientes, por exemplo, se candidatou a uma função que exigia experiência em liderança de equipes. Embora tivesse todos os requisitos necessários para a posição, ela duvidava de suas habilidades de liderança e achava que seus anos de experiência gerenciando uma equipe de três não era suficiente.
Mas, como eu disse para ela, as palavras permanecem, então, mesmo se você achar que não tem bagagem suficiente em uma área, tome cuidado com a sua forma de comunicar isso. Em vez de se desqualificar, vá direto para a experiência e as habilidades que você possui. Mostre como sua experiência o preparou para ser ativo e encarar esse novo desafio.
Você pode nem perceber que está usando “hum” e “é…” em suas respostas, mas mostrar sinais de hesitação enquanto fala sobre si mesmo pode dar ao entrevistador a impressão de que você não está 100% confiante sobre o que está compartilhando. Isso também pode diminuir seu profissionalismo e fazer um entrevistador questionar a maneira que você falaria com os clientes ou outras partes interessadas.
Claro, quando você está nervoso e suas axilas estão suando, pode ser difícil garantir que esses sinais não escapem. Uma dica útil é falar um pouco mais devagar e fazer uma pausa entre as declarações. Isso o ajudará a se controlar, em vez de simplesmente esvaziar o nervosismo.