Quinta-feira, 19 de Junho de 2025

Construção de novo aterro sanitário em PG é tema de audiência pública na próxima semana

2022-09-27 às 16:07
Foto: José Fernando Ogura

O Instituto Água e Terra, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná (SEDEST) convoca a população de Ponta Grossa para uma audiência pública realizada na próxima terça-feira (4), às 19h no Hotel Bourbon. O objetivo é apresentar um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para licenciamento ambiental de um aterro de resíduos classe II e aterro sanitário no município.

Informações extraoficiais apontam que o aterro seria implantado na região da Bocaina, em Ponta Grossa. Porém, em nota, a SEDEST informou ao portal D’Ponta News que o local da instalação do aterro “será aprovado conforme opções apresentadas pelo consultor do empreendimento e estudos comprobatórios da aptidão da área para tal finalidade”.

Segundo o IAT, o objetivo da audiência é esclarecer à população, e aos demais interessados, a respeito dos estudos apresentados pela empresa e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento mencionado.

Histórico da empresa responsável

De acordo com edital publicado pelo IAT em 13 de setembro, o aterro será de responsabilidade da empresa ‘Ambiental Campos Gerais Gerenciamento De Resíduos LTDA’.

Em 2018, esta empresa pretendia instalar um aterro sanitário em uma pedreira na região da Bocaina. Em fevereiro daquele ano, a Ambiental Campos Gerais havia obtido uma autorização emergencial para a construção do empreendimento, que foi suspensa pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em maio, com a justificativa de que o aterro poderia gerar graves riscos ao meio ambiente, já que nenhum estudo de impacto ambiental havia sido apresentado e nem aprovado.

Serviço

A audiência pública acontecerá no dia 4 de outubro, terça-feira, às 19h, no Hotel Bourbon Ponta Grossa, localizado na rua Jacob Holzmann, 219 – bairro Olarias.

Clique aqui e confira o edital de convocação