Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Consumo de vitaminas industrializadas sem prescrição médica pode ser prejudicial à saúde, alerta nutricionista Adriane Colaça 

2022-05-25 às 14:54

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero na rádio Lagoa Dourada FM, nesta quarta-feira (25), a nutricionista Adriane Colaça fez um alerta sobre o consumo de vitaminas sem orientação médica.

Segundo Adriane, o consumo das vitaminas comercializadas nas farmácias pode ser considerado como ‘automedicação’, e pode oferecer risco à saúde. “Quando você tem um complexo de vitaminas num mesmo pote, nós temos uma ação antagônica, porque uma vitamina consumida junto com a outra pode anular o efeito. Você pode ter uma absorção limitada”, afirma. Para a nutricionista, é necessário ingerir doses adequadas para não ocorrer um desequilíbrio no organismo.

A profissional ainda explica que é mais benéfico trocar o uso de vitamina C efervescente, pelo consumo de frutas, como a laranja. “A fruta não é só uma vitamina, é um composto bioativo, você não está ingerindo só a vitamina C, está ingerindo uma série de vitaminas e microminerais, assim como o veículo de transporte da vitamina C”, argumenta.

Alimentos da estação

Adriane Colaça destaca que os alimentos típicos de cada estação também são adequados para o tratamento de doenças de cada época. “Levando em consideração o inverno, que é o período de viroses, se você observar as frutas que são dessa época, são adequadas para o controle de viroses da estação. Todas as vitaminas que têm na laranja, pokan, kiwi, morango são as que a gente precisa para manter nosso sistema imune combatente às viroses desse período”, afirma.

“Em dezembro, período de calor, mais risco de desidratação, tem o melão, a melancia rica em potássio, citrolina. Se você seguir o ritmo da natureza, você se deu bem”, completa.

A nutricionista ainda faz um alerta para quem faz o uso frequente de vitaminas industrializadas. “Se você está sentindo que alguma coisa está errada, precisa procurar um profissional, um médico, um nutricionista para fazer esse ajuste e atacar o alvo. Não adianta você comprar recorrentemente vitaminas de A a Z se a tua deficiência é em proteína, ou a alimentação rica em conservante. Não é a vitamina industrializada que vai fazer a diferença, é preciso ajustar a dieta no outro ponto que está errado, e às vezes são correções simples”, conclui.

Acompanhe a nutricionista nas redes sociais: @adricolacanutri

Confira a entrevista completa: