Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Conversas Culinárias D’P: Bombocado de fubá, por Juliano Komay

2022-08-28 às 11:31
Reprodução

Quando convidado novamente para esta coluna, eu fui investigar as receitas que já havia escrito e quase não acreditei quando percebi que não havia compartilhado a receita mais fácil – mas mais “avó” – que existe: bombocado de fubá de liquidificador! E ainda mais nessa época do ano, pois fica perfeita com um cafezinho, debaixo das cobertas, ou até mesmo com um quentão.

O bombocado é um doce de origem portuguesa, comum principalmente nos conventos, onde as freiras desenvolviam doces com ovos, dando a eles nomes curiosos, sendo um deles o “bom-bocado”. Quando aportou por nossas terras, desenvolvemos a receita, utilizando ingredientes mais comuns encontrados por aqui, como a farinha de milho, o coco e até a mandioca. E também ficamos mais práticos, como no caso dessa receita, que se utiliza do liquidificador.

Trata-se de um bolo cremoso, que forma duas camadas e fica delicioso depois de frio. Uma dica é sempre utilizar os ingredientes em temperatura ambiente, pois ajudam o bolo a crescer mais – se bem que, nesse nosso climinha atual, a temperatura ambiente anda bem baixa.

Ingredientes

500ml de leite

3 ovos

240g de açúcar

15g de manteiga

60g de fubá

70g de trigo

80g de coco ralado

15g de fermento químico

2g de sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. No liquidificador, bata os ovos, o leite e a manteiga por aproximadamente três minutos. Misture as farinhas e o coco, e leve ao liquidificador junto à mistura de ovos. Acrescente o fermento e o sal, pulse levemente e despeje a mistura em uma forma de 20 x 30 untada e enfarinhada. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, até dourar levemente a superfície. Aguarde esfriar e delicie-se.

Juliano Komay é chef de cozinha do restaurante Sukiyaki Cozinha Oriental / Rua Riachuelo Lustosa Ribas, 737 – Vila Estrela / (42) 3224-5849 e 99925-1777 / e-mail: [email protected] / site: www.sukiyakicozinhaoriental.com.br

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #291 Agosto de 2022.