Sábado, 27 de Abril de 2024

Conversas Culinárias D’P: Butterscotch: torta de manteiga escocesa, por Juliano Komay

2022-04-14 às 14:26

Recentemente percebi, através do desenho infantil Pica Pau, um novo fascínio por uma sobremesa antiga, que ficou muito popular por meio desse pássaro maluco.

Trata-se da Butterscotch, também conhecida como Millionaire’s Shortbread ou Caramel Shortcake, e consiste em uma base de biscoito recheada por um caramelo rico em manteiga e coberta por chocolate amargo ou ganache.

É uma receita relativamente simples, em três camadas, mas que juntas formam uma sobremesa rica e deliciosa, em que todos os sabores combinam harmoniosamente. E, para deixar tudo ainda um mais interessante, eu salpiquei uma pitadinha de flor de sal antes de servir.

Vamos à receita:

Para a base:

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal

100g de açúcar refinado

275g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma batedeira, misture a manteiga em cubos e o açúcar e bata até virar uma pasta uniforme e lisa. No mesmo bowl da batedeira, misture a farinha de trigo até obter uma massa levemente “esfarelenta” (termo técnico, viu?).

Em uma assadeira de 22 x 22, deposite essa massa e pressione bem, forrando o fundo uniformemente. Faça pequenos furos com um garfo e leve para assar a 180 ºC por 20 a 25 minutos, até dourar levemente a superfície.

Retire do forno e reserve.

Para o recheio de caramelo de manteiga:

Ingredientes:

200g de manteiga sem sal

100g de açúcar refinado

40ml de glucose de milho

1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Em uma panela larga, acrescente todos os ingredientes e leve ao fogo médio até dissolver, sempre misturando bem. Após dissolver, leve ao fogo alto e deixe atingir a cor dourada característica, cuidando muito bem para sempre mexer toda a área da panela, a fim de não queimar o fundo. Deixe esfriar um pouco e despeje sobre a massa da base e leve à geladeira até firmar.

Para a cobertura:

Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo

70ml de creme de leite fresco

20ml de conhaque (opcional)

q.b. de flor de sal

Modo de preparo:

Em uma panela, leve o chocolate e o creme de leite ao fogo brando e aqueça até o chocolate derreter (se desejar acrescentar o conhaque, agora é o momento).

Despeje sobre a sobremesa fria e leve novamente à geladeira por seis horas.

Corte em cubos, salpique a flor de sal e delicie-se!

Espero que goste dessa opção de sobremesa/snack/lanchinho da tarde!

Até a próxima edição!

 

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #289 Março/Abril de 2022.