Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Conversas Culinárias D’P: ‘Linguine ai frutti di mare’, uma receita que vai marcar, por Juliano Komay

2021-12-23 às 12:30
Conteúdo exclusivo publicado na Revista D’Ponta #288 Nov/Dez/2021

Em especial nesta edição, apresento uma receita que eu pratico há muitos anos, em minhas aulas, mas raramente a faço em casa, o que pode ser até engraçado, porém, confesso que em casa dificilmente comemos pescados ou frutos do mar. Sempre que vamos preparar camarões e lulas, tomamos bastante cuidado para não cozinhar demais, pois assim eles podem ganhar uma textura “borrachuda” e, especialmente nessa receita, isso é muito importante.

Para tanto, o segredo é “saltear” rapidamente em uma frigideira bem quente, para cozinhar todo o exterior do alimento e logo reservar para manter a textura delicada. O anis deve ser retirado ao final do preparo do molho, pois, assim como ele dará um sabor delicioso e refrescante para nosso prato, não deve ser comido, porque ele tem um sabor muito marcante. Trata-se de uma receita deliciosa, que, certamente, fará muito sucesso em sua mesa!

INGREDIENTES

01 polvo de aproximadamente 1,5kg

200ml de vinho branco

½ cebola

05 cravos da índia

02 folhas de louro

q.b de sal e pimenta do reino

MODO DE PREPARO DO POLVO

Lave bem o polvo e, em seguida, coloque-o em uma panela de pressão, assim como todos os outros ingredientes. Feche a panela e conte 5 minutos depois de pegar pressão. Retire a panela do fogo e aguarde a pressão sair naturalmente.

INGREDIENTES DA RECEITA

500g de macarrão linguine

100g de macarrões limpos

100g de lulas frescas limpas

100g de polvo cozido

100g de peixe de carne branca

02 latas de tomate pelado

½ cebola picada finamente

02 dentes de alho amassados

q.b de sal e pimenta

02 estrelas de anis

salsinha picada finamente

MODO DE PREPARO

Refogue rapidamente os camarões, e depois as lulas, separadamente, e reserve. Aproveitando os sabores que se concentraram na frigideira, refogue o alho e a cebola até dourar e coloque os tomates pelados e o anis. Deixe os sabores incorporarem por alguns minutos, enquanto cozinha o linguine em água fervente abundante. Acrescente o polvo, o peixe branco e por fim os camarões e lulas refogados, somente para esquentar. Misture o macarrão ao molho, regue com um fio de um bom azeite e salpique a salsinha picada para finalizar.

*Juliano Komay é chef de cozinha do Restaurante Sukiyaki Cozinha Oriental