Terça-feira, 18 de Junho de 2024

COVID-19: Aumento no número de jovens infectados explica diminuição de mortes em PG, afirma secretário de Saúde

Número de casos aumentou em um público mais jovem, afirma o secretário
2020-12-08 às 11:16

Nas últimas duas semanas o número de novos casos de COVID-19 aumentou 18% em Ponta Grossa, enquanto o número de mortes teve queda de 11% no mesmo período. Essa diferença nos números mostra que o público que está se contaminando com maior facilidade é mais jovem, em comparação às semanas anteriores.

De acordo com Rodrigo Manjabosco, secretário adjunto de Saúde de Ponta Grossa, o número de casos de COVID-19 aumentou em uma população mais jovem, na faixa etária de 20 a 50 anos de idade. “O número de contaminados aumentou bastante, mas pegando um público alvo que não tem tanta comorbidade, portanto nós tivemos uma diminuição no número de mortes”, explica.

Manjabosco reforça que o público jovem pode ser contaminado pelo vírus e não apresentar sintomas expressivos, mas continua oferecendo risco de contágio para pessoas mais suscetíveis, como idosos, diabéticos, hipertensos, obesos e até asmáticos. “O jovem muitas vezes reluta em se manter isolado, em usar máscara, mas ele é uma fonte de contágio importante para a população suscetível”, destaca.

O secretário ainda relembra os cuidados básicos para evitar a disseminação do vírus. “É importante lembrar: evitar aglomerações nos restaurantes, nos bares, no comércio, nas lojas, supermercados. Porque você pode até não ter nenhum problema de saúde e passar tranquilo por essa doença, mas os seus familiares mais de idade ou que possuem alguma comorbidade, podem ser os afetados diretamente”, finaliza.