Cinco pessoas acabaram contaminadas com o novo coronavírus, em Guarapuava, após o compartilhamento de bombas e cuias, em uma roda de chimarrão. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um dos participantes estaria contaminado.
De acordo com o último boletim da Sesa, o município tem 38 casos confirmados da Covid-19, sendo que destes, 20 já estão recuperados da doença.
Segundo a secretaria, uma paciente contaminada não teria respeitado a orientação de isolamento social e participado da roda. ““Isso comprova que há a transmissão do vírus pelas gotículas de saliva e, por isso, é importante não compartilhar objetos pessoais neste momento de pandemia”, explicou a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Martins Santos.”
Além deste caso em Guarapuava, a 5º Regional de Saúde informou que na cidade de Pinhão, a 52 km de distância, houve registro de caso de transmissão após o compartilhamento de cuia e bomba de chimarrão. Ivonei Oliveira Lima, secretário de Saúde do município, afirmou mais tarde que não há casos confirmados de Covid -19 vinculados as rodas de chimarrão. “Houve um equívoco, uma infelicidade, da médica ou da enfermeira que cedeu a entrevista”, apontou.
No município foram confirmados quatro casos, mas nenhum transmitido desta forma. O secretário pontua que evidentemente o chimarrão é uma forma de contágio do vírus “e temos recomendado a população que o chimarrão é muito saudável, atraí um bom papo, uma boa proza, mas neste momento de pandemia deve ser tomado com restrições”, destaca.
com informações do G1