Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

CRAS do Cará-Cará passa a realizar atendimentos em novo endereço

2020-11-05 às 16:53
Foto: Divulgação/PMPG

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cará-Cará passou a atender a população em novo endereço, melhorando a qualidade do atendimento. O imóvel conta com uma estrutura nova, de fácil acesso e com acessibilidade.

Os CRAS são a porta de entrada da Assistência Social. São unidades públicas, localizados prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são ofertados os serviços, programas, projetos e benefícios da Proteção Social Básica, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Destina-se às pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, da privação ou ausência de renda, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos, de vínculos afetivo-relacionais, de pertencimento social fragilizados.

Os CRAS promovem a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilitam o acesso da população aos serviços, benefícios, programas e projetos da assistência social, e se tornam referência para a população local e para os serviços setoriais.

As unidades ofertam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. A população também recebe orientações sobre os benefícios assistenciais, realizando a inclusão ou atualização no Cadastro Único do Governo Federal para acesso a diversos programas sociais, tais como: Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica/Programa Luz Fraterna, Programa Minha Casa Minha Vida, Carteira do Idoso, Serviços Assistenciais (PAIF/PAEFI, SCFV), Programa Leite das Crianças, Isenção do Transporte Público para Idosos de 60 a 65 anos, Isenção IPTU, Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda, ID Jovem, Cursos Acessuas, Isenção Taxa Concurso Público, entre outros. 

O CRAS Cará Cará atualmente tem 3.063 famílias referenciadas, e realiza em média 400 atendimentos mensais, dentre eles escuta qualificada/atendimento individualizado, CadÚnico, visitas domiciliares, concessão de benefício eventual, entre outros.

Territórios atendidos pelo CRAS Cará Cará:

1.   Aeroporto
2.   Amália I e II
3.   Belém
4.   Cipa
5.   Col. Santa Cruz
6.   Colônia Sutil
7.   DER
8.   Dist. Industrial
9.   Estrela do Lago
10. Guaíra
11. Guaragi
12. Ibirapuera
13. Jd. Alfredo Ribas Sobrinho
14. Jd. Alvorada
15. Jd. Europa
16.   Jd. Itália
17.   Lot. Vitória Régia
18.   Oficinas
19.   Pina
20.   Roxo Roiz
21.   Santa Bárbara
22.   Santa Tereza
23.   Tabuleiro
24.   Taques
25.   Vila Brasília
26.   Vila Curitiba
27.   Vila Jamil
28.   Vila Mayer
29.   Vila Velha

Novo endereço: RUA MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 276, OFICINAS

Telefone: 3220-1065, ramal: 2065. Email: [email protected]

Da assessoria