Domingo, 18 de Maio de 2025

Crescimento do número de cães abandonados no Distrito Industrial chama a atenção de trabalhadores

2022-12-06 às 13:22

O recente aumento no número de abandono de cachorros no Distrito Industrial de Ponta Grossa tem chamado a atenção de trabalhadores da região. De acordo com o funcionário de uma empresa do local, que pediu para não ser identificado, apenas na madrugada desta terça-feira (06), oito animais foram deixados nas proximidades. “Cheguei para trabalhar e encontrei esses cachorros novos por aqui. O pessoal costuma deixar eles de madrugada e daí dificulta pegar a placa do carro para fazer a denúncia”, afirma. Segundo ele, os cães acabam ficando na região devido ao fato de que outros trabalhadores costumam cuidar dos animais, dando alimentos e água.

No Paraná, a prática de abandono de animais é enquadrada como crime de maus-tratos. No caso de cães e gatos, os responsáveis podem pegar pena de 2 a 5 anos de reclusão. Em agosto deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou o projeto que endurecia as penas para o crime, fazendo com que os infratores também sejam responsabilizados pelo pagamento das despesas com tratamento veterinário do animal, perda da guarda, posse ou propriedade, e proibição de aquisição de tutela de animais pelo prazo de cinco anos.

Em Ponta Grossa, a Prefeitura estima que existam mais de 40 mil animais de rua. O órgão afirma ainda que está ciente do abandono de animais na área do Distrito Industrial e “acompanha a situação”. Em nota, a administração municipal afirma que quando não é possível fazer o flagrante da irregularidade, com a identificação dos infratores, os animais são recolhidos provisoriamente no Centro de Referência para Animais de Risco (CRAR), passam pelo procedimento de castração e precisam ser devolvidos ao local de origem.

Como agir

Caso uma situação de abandono ou maus-tratos seja presenciada, a testemunha deve entrar em contato com a Guarda Municipal através do telefone Guarda Municipal (153). Ocorrências que não sejam registradas em flagrantes são direcionadas à Polícia Civil e o boletim de ocorrência pode ser feito através da internet no site da corporação. É recomendado que sejam feitos registros, como fotos e vídeos, para comprovar o crime.