A programação das oficinas práticas do Mês de Inovação da Unimed Ponta Grossa começou nesta segunda-feira (24), com a primeira turma no Hospital Geral Unimed (HGU). Intituladas de Fábricas de Experimentos, as atividades tem foco ‘mão na massa’ e visam colocar os colaboradores em contato com conceitos e ferramentas para estimulá-los à inovação.
Divertindo a Mente, nome dado à primeira oficina, teve como foco a criatividade e foi ministrada por colaboradores da área de Marketing e Comunicação da cooperativa.
De acordo com Saimon Correia, analista de Marketing, a elaboração da oficina foi pensada com a premissa de proporcionar experiências analógicas, provocando um pensamento voltado ao viver, ao pensar e ao transpirar criatividade.
“Nossa abordagem foi voltada às experiências que provocam a criatividade para enfrentar os desafios diários, resgatando a criatividade de forma ilimitada e que está escondida dentro de cada um. Todos nós somos criativos”, explica.
Para Diego Barbosa, também da área de Marketing, é importante desconstruir a crença de que adultos não podem ser criativos. “Há tantas inovações e marcos históricos frutos da criatividade. Nós nascemos criativos e precisamos reconhecer e afirmar, constantemente, que sim, somos criatividade. Caso contrário, acabamos nos distanciando dela. Ninguém quer isso”.
Rosane Reis, assistente administrativo, comenta que se inscreveu para poder ter outras percepções. “Achei que poderia sair de lá com a mente super aberta. Adorei, foi super bacana, os facilitadores super atenciosos e competentes no que disseram. Simplesmente show, realmente sai com uma outra visão de criatividade”.
Durante a oficina, além de alguns aspectos teóricos, os participantes foram convidados a estimular os cinco sentidos e, para isso, interagiram em atividades e dinâmicas com massa de modelar, recortes, colagens, sons e desenhos.
“O objetivo foi mostrar de que todos somos criativos, independentemente da área em que atuamos. As pessoas precisam entender de que não adianta fazer as mesmas coisas em busca de novas respostas, é fazendo coisas novas que abrimos caminhos para novas possibilidades. A criatividade e a inovação até podem ser consideradas a desorganização no mundo, mas são elas que abre, novos caminhos para as mudanças necessárias”, comenta Ruan Kubes, analista de Marketing.
O intuito de despertar a mudança de pensamento sobre a criatividade individual funcionou com a colaboradora do Faturamento do HGU, Debora Gutierre. “Me inscrevi na oficina porque o tema me chamou a atenção. Sinto que criatividade era um tema que precisava melhorar no dia a dia. A oficina foi bem divertida, passamos momentos alegres e descontraídos e descobri que não deixei a criatividade lá na infância. Me senti mais motivada a propor novas ideias sobre aquilo que já conheço e a ‘pensar fora da caixa’”.
Para atender às diferentes rotinas das diferentes unidades de negócio, e oportunizar a participação do maior número de colaboradores, cada oficina acontece em dois horários, distribuídos em três dias. Além da Fábrica de Experimentos sobre criatividade, também estão previstas: Provocando a Mente (design thinking), Enxugando a Mente (lean thinking) e Acelerando a Mente (design sprint).
da Comunicação Unimed PG