Nesta quarta-feira (22), Curitiba foi reconhecida como capital dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão o projeto de lei 294/2022, de autoria da deputada Maria Victoria (PP), que concede à cidade o título à capital paranaense.
Segundo a parlamentar, a iniciativa vem em reconhecimento ao fato de Curitiba ter sido a capital mais bem avaliada nos Índices de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR) da Organização das Nações Unidas.
A avaliação, publicada no site www.cidadessustentaveis.org.br, levou em consideração dados de 770 municípios brasileiros – incluindo as 26 capitais (exceto Brasília) e cidades das regiões metropolitanas. Curitiba foi a única capital – bem como a única cidade com mais de 500 mil habitantes – a se classificar.
“Este reconhecimento é um estímulo para Curitiba e todas as outras cidades paranaenses redobrarem os esforços para atingirem as metas de desenvolvimento sustentável definidas pela ONU”, afirma Maria Victoria.
Metas
A capital paranaense já atingiu a meta definida pela ONU em energia limpa e acessível; indústria, inovação e infraestrutura; consumo e produção sustentável; ação contra a mudança global do clima; e vida na água.
Alguns dos ODSs ainda demandam atenção, como erradicar a fome, saúde e educação de qualidade, igualdade de gênero, reduzir as desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e ainda paz, justiça e instituições eficazes.
da ALEP