Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Decreto permite reabertura de Igrejas neste domingo (10)

2020-05-10 às 08:05
Foto: PMPG

Após o fechamento total de Igrejas e espaços religiosos em Ponta Grossa por conta da pandemia do novo coronavírus, o município retorna gradativamente com as atividades. Um decreto publicado na última semana pelo prefeito Marcelo Rangel permite a realização de missas e cultos a partir deste domingo (10). A Diocese informou que não retornará neste momento, mesmo com a autorização da Prefeitura Municipal.

De acordo com o decreto 17.293/2020, a partir de domingo (10) estarão liberadas as atividades religiosas presenciais, porém com muitas restrições. As igrejas poderão ter ocupação máxima de 30% da sua capacidade e só será permitida a entrada de pessoas entre 18 e 60 anos que não estejam em nenhum grupo de risco. Além disso, os fiéis deverão higienizar a mão na entrada e na saída do culto, usar de máscara e respeitar o distanciamento. “Não vai ter mais aqueles abraços, apertos de mão, tudo isso está proibido”, lamenta Rangel.

Para o prefeito, a reabertura das igrejas é importante para a saúde mental da população. “O que nós estamos vendo em Ponta Grossa de casos de depressão é absurdo, muito acima do que nós esperávamos. A igreja ajuda muito na recuperação dessas pessoas”, enfatiza.

Rangel comenta que a reabertura das igrejas também aconteceu em Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava. Ele frisa ainda que o decreto municipal de Ponta Grossa pode servir de modelo para todo o Paraná.

CONHEÇA AS RESTRIÇÕES PARA REABERTURA DAS IGREJAS

Fica AUTORIZADO o funcionamento de templos e locais de culto de quaisquer denominações religiosas, a partir da zero hora do dia 10 de maio de 2020, observado o seguinte protocolo de segurança sanitária:

I. ocupação máxima de 30% da capacidade de público no espaço;

II. não pode ser admitida a entrada de pessoas integrantes do grupo de risco como pessoas acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos e cardiopatas;

III. os bancos e demais locais de assento deverão ser ocupados sempre em fileiras alternadas, com barreiras físicas à ocupação sequencial;

IV. todos os fiéis presentes devem fazer uso de máscara de contenção;

V. os celebrantes podem optar pelo uso de máscara de contenção ou, na impossibilidade, devem manter distância de 3 metros do público;

VI. é obrigatória a aplicação de álcool em gel nas mãos de todos os frequentadores, à entrada do local;

VII. portas e janelas devem ser mantidas abertas para livre circulação de ar;

VIII. deve ser evitado o contado físico no ambiente da celebração, devendo os presentes buscarem manter-se distantes ao menos 1,5 metros entre si;

IX. não é permitida a presença de menores de 18 anos, mesmo acompanhadas pelos pais; 

X. não é permitido o uso de folhetos ou outros materiais de possível compartilhamento;

XI. deve ser realizado o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas e, na hipótese de formação de filas, deve ser respeitado o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas;

XII. devem ser efetuadas higienizações de todas as áreas utilizadas antes e depois de qualquer celebração, conforme Nota de Orientação SESA/PR n° 01/2020 sobre Limpeza de Superfícies;

XIII. durante o horário de funcionamento, ainda que não ocorra celebração, deve ser realizada a limpeza geral e a desinfecção de todos os ambientes pelo menos uma vez por período (matutino, vespertino e noturno), conforme Nota
de Orientação SESA/PR n° 01/2020 sobre Limpeza de Superfícies;

XIV. ficam suspensos até nova determinação os programas e atividades presenciais como catequese, atividades pastorais, sociais e assemelhadas;

XV. as celebrações não terão duração superior a 1 hora.

DIOCESE AFIRMA QUE IGREJAS CATÓLICAS NÃO REABRIRÃO NESTE DOMINGO (10)

A Diocese de Ponta Grossa comunicou na manhã de sexta-feira (8) que não realizará missas presenciais neste momento. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi enviou uma nota aos veículos de comunicação reiterando o desejo de não celebrar missas presenciais.

Na nota o bispo falou do compromisso que tem com a sociedade e com as normas de isolamento social neste momento. Dom Sergio aproveitou ainda a oportunidade para reiterar que as transmissões através de veículos de comunicação e redes sociais continuam durante o mês de maio. Por fim, o sacerdote disse esperar que a Solenidade de Pentecostes, no domingo, 31 de maio, possa ser feita de modo presencial, desde que a pandemia esteja sob controle.

Confira a nota na íntegra:

Através da Assessoria diocesana, faço chegar a todos os Meios de Comunicação Social o seguinte:

A diocese de Ponta Grossa – que compreende 17 municípios nos Campos Gerais – reitera seu compromisso com a defesa da Vida Humana , dom e compromisso, nestes tempos de COVID19.

São Paulo diz: “A esperança não decepciona”, portanto mantemos acesa a lâmpada da Fé católica, na expectativa de vencermos esse vírus e retomarmos nosso serviço ao Povo de Deus e a toda a sociedade. Contudo, o momento é delicado…

Desde o dia 30 de abril passado, determinamos CONTINUAR NOSSO DISTANCIAMENTO SOCIAL, transmitindo nossas celebrações pelas TVs de inspiração católica, Rádio Emissora Sant’Ana e outras que generosamente servem as diversas Paróquias, bem como pela Internet nas redes sociais.

Como a Diocese compreende muitos Municípios, precisamos manter uma unidade na Comunhão eclesial. Portanto, confirmamos o documento diocesano de 30 de abril, e continuamos sem celebrações presenciais DURANTE TODO O MÊS DE MAIO.

Esperamos, em princípio, poder relaxar essas Normas por ocasião da Solenidade de Pentecostes, no domingo 31 de maio, se Deus assim nos conceder…

Aproveito o ensejo para cumprimentar e invocar as bênçãos do céu sobre todas as Mães, no seu dia, próximo domingo 10 de maio. Seria muito bom que os filhos convidem a mamãe para acompanhar a Missa festiva que acontece pela Rede social, transmitida da sua Paróquia. O maior presente é o encontro com Jesus, na Palavra e na Comunhão espiritual…

Pela intercessão de Maria, Mãe de todas as mães, Deus proteja e guarde a todos, com saúde, coragem e a Esperança que jamais decepciona!

Ponta Grossa, 08 de maio de 2020.

Dom Sergio Arthur Braschi, bispo diocesano.