Terça-feira, 23 de Julho de 2024

Delegado diz que maioria das ameaças de atentado contra escolas no Paraná são fake news

2023-04-14 às 09:48
Foto: Divulgação

Em entrevista coletiva concedida pela Polícia Civil do Paraná, nesta quinta-feira (13), o delegado José Barreto, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), falou sobre a recente onda de medo entre a comunidade escolar e acadêmica, provocada pela avalanche de boatos em redes sociais sobre possíveis atentados a diversas instituições de ensino e em diferentes datas.

Segundo o delegado, esta onda, que reflete no número de ataques em escolas pelo país, estaria sendo alimentada por fake news. “Realmente, nos últimos dias recebemos diversas denúncias, inclusive soltamos um comunicado nos últimos dias, até pra tranquilizar a população. Já podemos falar com certeza que a maioria dessas situações são de fato fake news, às vezes até divulgadas por adolescentes que tem o intuito de conseguir alguma visibilidade, por uma imaturidade ou até mesmo para não ter aula”, disse o delegado.

Barreto pede que os pais mantenham um diálogo com os filhos, supervisionem quais sites e redes sociais os adolescentes utilizam e também destacou importância das pessoas não compartilharem notícias falsas. “Isso pode gerar pânico a outras pessoas. É importante que a população confie no trabalho da Políkcia Civil. Estamos fazendo o dever de casa, monitorando as redes e estamos conseguindo garantir a paz em todas as escolas no estado até o presente momento”, finaliza.

Leia a matéria completa do Bem Paraná