Dia da Consciência Negra: apenas 4,7% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Dia da Consciência Negra: apenas 4,7% dos negros ocupam cargos de liderança no Brasil

2020-11-20 às 10:54

Nesta sexta-feira (20) é celebrado o dia da Consciência Negra no Brasil. A data foi instituída pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011 e faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo da história do país, o Quilombo dos Palmares. Além disso, o dia também alerta para questões relacionadas ao racismo e desigualdade.

No Brasil, dados do IBGE mostram que 54% da população brasileira é negra, mas ainda assim, apenas 4,7% ocupam cargos de liderança, segundo pesquisa do Instituto Ethos. Para Cristiane Zelenski, membro do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, essa estatística mostra que o dia da Consciência Negra deve continuar sendo celebrado.

“Eu quero ver negros e negras ocupando espaços de poder, não só em subempregos, eu quero ver negros em universidades, eu quero ver negros na política. Aqui em Ponta Grossa, por exemplo, nós não tivemos nenhum negro eleito nessas eleições, isso me deixou triste”, afirma. Ela ainda completa. “Eu sonho que um dia, essa data não precise existir, mas enquanto tiver índices me mostrando sobre violência, sobre assassinato e todos os tipos de direitos negados para a pessoa negra, que este dia exista e que seja celebrado”, conclui.

Cristiane afirma que a sociedade está evoluindo em passos lentos para esta consciência, com jornalistas ocupando as bancadas dos principais jornais na televisão e discussões nas redes sociais, mas a luta ainda é necessária. “O meu pensamento se une ao de todo negro e toda negra, nós só queremos nosso direito de viver. E viver em paz, sem ter medo de sair na rua e usar nossos elementos de cultura: nosso cabelo black e nosso turbante, sem sermos ridicularizados por isso”, finaliza.

Programação do dia da Consciência Negra

A partir do dia 23 de novembro, o Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais promove a ‘Semana da Consciência Negra’, um evento online que será transmitido no Facebook e no Youtube, com discussões sobre política, religião e a presença da pessoa negra na sociedade. Clique aqui e confira a página do movimento.

Foto: arquivo pessoal